Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:14:06Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1813
                            [datestamp] => 2022-09-03T17:11:14Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EPIM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gazzola, Sara Barbosa
                                            [1] => Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação Empreendedora
                                            [1] => Professor mediador
                                            [2] => Ensino da Economia Circular.
                                        )

                                    [description] => A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2022-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-18
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813/1370
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)