Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:14:05Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1812
                            [datestamp] => 2022-09-03T17:11:13Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EPIM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas "doloridos"?
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pereira, Ana Paula
                                            [1] => Bortolin, Sueli
                                            [2] => Silva, Rovilson José da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Livro sem palavras
                                            [1] => Temas difíceis
                                            [2] => Temas doloridos
                                            [3] => Mediação da leitura. Mediação da literatura
                                        )

                                    [description] => Mediar literatura também é responsabilidade da biblioteca escolar. A literatura é imprescindível na formação do leitor crítico, mas é fundamental que o mediador diversifique os gêneros de textos literários. Discute-se nesse trabalho a mediação da leitura por meio dos livros sem palavras. Tem-se como objetivo identificar livros sem palavras que apresentam temas doloridos e sugerir como eles podem ser explorados pelos mediadores. Salienta-se que os livros sem palavras aqui focados são os que abordam temáticas doloridas. Temáticas que muitas vezes suscitam o medo e acabam sendo evitadas na biblioteca escolar ou na família por vários motivos, entre eles: insegurança do mediador, preocupação excessiva com a “fragilidade” da criança ou mesmo com o medo da reação dos familiares. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental com caráter descritivo e abordagem qualitativa. Pretende-se com o foco nas obras sem palavras que elas sirvam de sugestão aos mediadores na escola. A escolha teve como base inicial a elaboração da listagem das obras que foram premiadas, desde 1981, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), quando foi criada essa categoria. Elas focam diferentes emoções, entre elas: alegria, tristeza, solidão, amor, desamor, afeto, perdas, abandono; porém foram selecionadas apenas as obras sem palavras que abordavam temas doloridos, e que foram assim classificadas: questões lúdicas, questões sociais, questões existenciais e questões ambientais. Optou-se pela obra 'Cena de Rua' de Angela Lago como modelo de mediação da leitura. Justifica-se a escolha por se tratar de uma obra classificada como 'hors-concours' e por conter uma temática considerada pelos proponentes do artigo com possibilidade máxima de provocar compaixão, que é o trabalho infantil e a situação de rua. Conclui-se que a leitura reflexiva e crítica das obras com temáticas dolorosas é tão fundamental quanto a literatura jocosa, cabendo aos mediadores diversificar seu repertório no momento da escolha da obra, sem temer narrativas com imagens consideradas traumatizantes, pelo contrário, estando atento e sensível para aproveitar as oportunidades de contribuir com o equilíbrio ou reequilíbrio emocional dos leitores e sua sensibilidade social.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2022-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1812
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-21
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1812/1369
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)