Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:11:14Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1623
                            [datestamp] => 2022-08-29T15:53:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A importância da Folksonomia e do Design da Informação para a Competência em Informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Souza, Gabriela de Oliveira
                                            [1] => Jorente, Maria José Vicentini
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Competência em Informação
                                            [1] => Folksonomia
                                            [2] => Design da Informação
                                            [3] => Informação e Tecnologia
                                        )

                                    [description] => O aumento no volume de informações – boom informacional – fez com que praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso a um extenso universo de informações. Porém, acesso não é garantia de aquisição de conhecimento. Para tanto, é preciso que os sujeitos informacionais desenvolvam competências e habilidades em informação, a fim de garantir o uso crítico das diversas fontes de informações disponíveis atualmente. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é investigar como a Folksonomia, utilizada como uma ferramenta de acesso no Design da Informação, pode desenvolver competências informacionais. São objetivos específicos deste estudo: realizar uma revisão de literatura em Design da Informação, Folksonomia e Competência em Informação; demonstrar como a Folksonomia pode ser uma ferramenta de acesso para o Design da Informação; entender as relações entre a Folksonomia, o Design da Informação e a Competência em Informação; indicar como a Folksonomia e o Design da Informação podem ser utilizados pela Competência em Informação. O estudo é de natureza qualitativa, e a metodologia utilizada é teórica exploratória. Foi possível concluir que a Folksonomia e o Design da Informação podem atuar em cada uma das dimensões da Competência em Informação, a fim de garantir o desenvolvimento de competências nos profissionais da informação e nos sujeitos informacionais. Destaca-se, também, a necessidade de interação entre os profissionais da informação e os sujeitos informacionais, o que pode ser solucionado pela Folksonomia, já que quando os processos técnicos são realizados juntamente com as pessoas que utilizam as informações, eles ocorrem de forma horizontal e ampliada.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2021-07-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1623
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-17
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1623/1270
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)