Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:06:42Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1324
                            [datestamp] => 2020-12-22T11:38:32Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Brisola, Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral
                                            [1] => Ramos Junior, Mauricio Augusto Cabral
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca
                                            [1] => Competência crítica em informação
                                            [2] => Informação
                                            [3] => Diálogo
                                            [4] => Marketing
                                        )

                                    [description] => O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet) estimulou as bibliotecas a passarem de repositórios de acervos a centros de referência em informação. Uma consequência disto foi o surgimento de uma perspectiva de marketing, onde a informação deve se tornar atraente aos usuários de bibliotecas quando associada à resolução de problemas. Através de uma abordagem qualitativa de natureza básica, objetivo exploratório e mediante uma pesquisa bibliográfica centrada no pensamento crítico de Dewey e Freire, articulando-os com uma perspectiva teórica que enxerga a biblioteca como um espaço de prestação de serviços e o bibliotecário como um fator estratégico de marketing para a promoção e o aprimoramento da competência crítica em informação. O artigo defende, então, que o bibliotecário é um fator estratégico capaz de propiciar aos usuários destas bibliotecas a vivência de experiências significativas ao estabelecer uma parceria dialógica para ajudá-los a solucionar seus problemas de pesquisa científica ou cotidianos. Em suas considerações finais, o artigo sustenta que, em última análise, esta atuação favorece ao aprimoramento da competência crítica em informação, ressaltando duas perspectivas a respeito da informação. Uma perspectiva de marketing que aponta a importância de uma informação atraente, que aguça a curiosidade e, através do diálogo, ajuda a encontrar os caminhos para a solução dos problemas ou satisfação das curiosidades. E uma perspectiva crítica, que busca na consciência da visão social história da informação o fomento à competência crítica em informação.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2020-01-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 16 (2020); 1-21
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324/1163
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2019 Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)