Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:10:30Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1102
                            [datestamp] => 2018-09-09T23:48:34Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EC45
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => (Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil
                                    [creator] => Tanus, Gabrielle Francinne de S.C
                                    [subject] => Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação.
                                    [description] => No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país. 
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2018-09-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 (2018): Número especial de 45 anos; 171-194
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102/1080
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2018 Gabrielle Francinne de S.C Tanus
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)