Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:12:36Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/946
                            [datestamp] => 2018-01-10T19:10:41Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:E3+-+GB
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dias, Neuda Fernandes
                                            [1] => Viana, Francisca das Chagas
                                        )

                                    [subject] => Biblioteca – Música e Estudo. Biblioteca - Música clássica e instrumental. Música e Concentração.
                                    [description] => O projeto sob o título: Biblioteca, estudo, música e concentração: uma combinação possível, surgiu como alternativa para diminuir a dispersão dos alunos nos momentos de estudo, bem como para inserí-los em um contexto musical diferenciado, apresentando-os à música clássica e instrumental. Percebeu-se que durante a execução musical, as conversas paralelas diminuíram. Passou-se a executar o projeto uma vez por semana. Quanto aos objetivos a pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, de cunho qualitativo e quantitativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 (cinco) perguntas, sendo 1 (uma) objetiva e 4 (quatro) subjetivas. A amostra populacional foi de 30% do total de 100 (cem) alunos nos turnos da manhã e da tarde. Foram distribuídos 30 questionários. A partir dos resultados, pode-se inferir que o objetivo que era o de contribuir para o processo de concentração e de relaxamento no momento de estudo, fora alcançado. De acordo com as respostas obtidas, constatamos que alguns ajustes são necessários como: a adequação do volume do som, o trabalho com músicas calmas e relaxantes em detrimento de outras um pouco mais intensas e a busca por ritmos variados que se adequem a proposta instrumental.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2017-12-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1275-1288
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/946/876
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2017 Neuda Fernandes Dias, Francisca das Chagas Viana
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)