Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:14:26Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/861
                            [datestamp] => 2018-01-10T19:10:41Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:E1+ODS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A inserção da etnia negra no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina a partir das ações afirmativas
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Barbosa, Vera Lucia Rodrigues
                                            [1] => Medeiros, Marisa Bräscher Basilio
                                            [2] => Pinto, Marli Dias de Souza
                                            [3] => Sena, Priscila Machado Borges
                                        )

                                    [subject] => Ações afirmativas. Curso de Biblioteconomia. Identidade Negra.
                                    [description] => Aborda-se neste artigo as cotas raciais nas Universidades Brasileiras que ações afirmativas que tem a finalidade de melhorar a relação das desigualdades econômicas, sociais e educacionais a inserção da etnia negra. O objetivo do estudo foi verificar o sistema de cotas para negros e sua contribuição para o aumento do número de estudantes negros no Curso de Graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa caracteriza-se quanto ao objetivo como exploratória e quanto aos instrumentos de coleta de dados como bibliográfica e documental, com abordagem quanti- qualitativa. Os dados documentais foram coletados por meio do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação – CAGR, elaborado pela Superintendência da Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação da UFSC (SETIC). Verificou–se o aumento de 7,7% da inserção da etnia negra no curso. Portanto, o resultado da pesquisa realizada proporciona uma inserção de percentual ainda não significativo, o que promove mais estudos quanto a relevância das ações afirmativas nas Universidades Brasileiras, bem como no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2017-12-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/861
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 198-215
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/861/660
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2017 Vera Lucia Rodrigues Barbosa, Marisa Bräscher Basilio Medeiros, Marli Dias de Souza Pinto, Priscila Machado Borges Sena
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)