Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:17:04Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/675
                            [datestamp] => 2017-01-29T13:10:18Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:PPMSMIL
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Media and Information Literacy: a review of main political milestones expressed by declarations and recommendations
                                            [1] => Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dudziak, Elisabeth Adriana
                                            [1] => Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto
                                            [2] => Ferrari, Adriana Cybele
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Media and information competence. Mediatization. Public policy
                                            [1] => Competência em Mídia e em Informação. Midiatização. Políticas públicas
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Factors such as the culture of convergence and the diffusion of digital technologies have consolidated mediatization as a generalized social and technological phenomenon that strongly influences social, economic, cultural and educational instances. As a result of the growing demand for a society connected and saturated by the media and information, the empowerment of people through media literacy and information literacy (AMI) became a prerequisite for the full exercise of democracy and citizen participation, through equitable and critical access to information and knowledge. The objective of this article is to present the main political milestones represented by declarations, manifests and recommendations defined by international organizations such as UNESCO and IFLA, and national entities such as FEBAB, related to the promotion of informational and media literacy and, from there, to reflect about their potential to bring effective and virtuous social, political and educational changes in societies and governments
                                            [1] => Com a difusão das tecnologias digitais, encontra-se em curso um fenômeno social e tecnológico generalizado de midiatização que influencia intensamente as instâncias sociais, econômicas, culturais e educacionais. Como resultado da demanda crescente de uma sociedade conectada e saturada pelas mídias e informações instantâneas, o empoderamento das pessoas por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI) passou a ser pré-requisito para o acesso equitativo e crítico à informação e ao conhecimento, proporcionando o pleno exercício da democracia e participação cidadã. O objetivo deste artigo é apresentar os principais marcos políticos representados por declarações, manifestos e recomendações definidos por organizações internacionais como a UNESCO e a IFLA, e entidades nacionais como a FEBAB, relacionados à promoção da competência informacional e midiática e, a partir daí, refletir sobre seu potencial de promover mudanças sociais, políticas e educacionais efetivas e virtuosas nas sociedades e governos
                                        )

                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2017-01-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática; 213-253
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675/577
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2017 Elisabeth Adriana Dudziak, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, Adriana Cybele Ferrari
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)