Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:18:16Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/667
                            [datestamp] => 2017-01-29T13:10:18Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:ATIMIL
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The contribution of research in infocommunicational competencies to the concept of Media and Information Literacy
                                            [1] => A contribuição das pesquisas em competências infocomunicacionais  ao conceito de Media and Information Literacy
                                        )

                                    [creator] => Borges, Jussara
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Infocommunicative competencies. Media and Information Literacy. Information Literacy. Communication Literacy. Metaliteracy
                                            [1] => Competências Infocomunicacionais. Media and Information Literacy. Competência em Informação. Competência em Comunicação. Metaliteracy
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => A knowledge-based society is the plaintiff of infocommunicational competencies such as critical towards content and sources and the ability to relate to individuals who may be physically and culturally distant. With a view to contributing to the definition of the concept of Media and Information Literacy (MIL) in contemporary times were extended the observation lenses to include these competencies, especially in the aspect of communication as well as two approaches that can bring an effective contribution: the new media literacy and the metaliteracy. The objectives of this article can be summarized into three: 1) to highlight the insertion of competence in communication within the scope of Media and Information Literacy (MIL); 2) present the constituent elements of infocommunicational competencies; 3) demonstrate the relevance of metaliteracy to advance in the understanding of the competencies required to participate socially. Under the methodological point of view, this is a theoretical discussion that seeks to advance in the definition and elements of the concept of MIL. It is concluded that while the skills inherent in MIL remain fundamental, new competences linked to a more participatory environment in the production and sharing of information have emerged
                                            [1] => Uma sociedade baseada no conhecimento é demandante de competências infocomunicacionais, como a criticidade perante conteúdos e fontes e a capacidade de relacionar-se com indivíduos que podem estar física e culturalmente distantes. Com a perspectiva de contribuir com a delimitação do conceito de Media and Information Literacy (MIL) na contemporaneidade foram alargadas as lentes de observação para incluir essas competências, especialmente no aspecto da comunicação, além de duas abordagens que podem trazer uma contribuição efetiva: a new media literacy e a metaliteracy. Assim, os objetivos deste artigo podem ser sumarizados em três: 1) evidenciar a inserção da competência em comunicação no escopo de Media and Information Literacy (MIL); 2) apresentar os elementos constituintes das competências infocomunicacionais; 3) demonstrar a pertinência da metaliteracy para avançar na compreensão das competências requisitadas para participar socialmente. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma discussão teórica que busca avançar na delimitação e elementos constituintes do conceito de MIL. Conclui-se que ao mesmo tempo que as competências inerentes a MIL se mantêm fundamentais, novas competências ligadas a um contexto mais participativo na produção e compartilhamento de informação têm emergido
                                        )

                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2017-01-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/667
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática; 27-46
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/667/569
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2017 Jussara Borges
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)