Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:20:28Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/520
                            [datestamp] => 2016-10-25T17:14:26Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:CBBD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O panorama do ensino a distância nos cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Rozados, Helen
                                            [1] => Souza, Andreza
                                        )

                                    [subject] => Ensino a distância. Biblioteconomia. EAD. Graduação em Biblioteconomia.
                                    [description] => Disserta sobre pesquisa realizada com o objetivo de mapear o estado de arte do ensino a distância no Brasil, relacionado à área da Biblioteconomia, em nível de graduação. Traça um breve histórico da EaD no Brasil, das suas raízes anteriores à web e surgimento em outros países. Apresenta conceitos de EaD segundo a legislação brasileira, instituições e autores da área, assim como suas vantagens perante o ensino presencial. A pesquisa proposta foi de abordagem quanti-qualitativa, de cunho exploratório, envolvendo os 35 cursos de Biblioteconomia existentes, presenciais e a distância. Um questionário online contendo questões abertas e fechadas, produzido através da ferramenta Google Forms, foi o instrumento de coleta de dados, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2015. Das instituições contatadas, 15 responderam o instrumento (40% do total), destas, 13 estão ligadas à instituições de ensino público e 2 a ensino privado. Juntas as Regiões Sudeste e Sul somaram 12 cursos (80% dos respondentes), sendo que as demais regiões representaram 1 curso cada. Quando questionadas se no curso era utilizada alguma plataforma para ensino a distância, mesmo sendo apenas como auxiliar ao ensino presencial, 12 responderam afirmativamente e 3 que não utilizam. Sobre quais plataformas eram utilizadas, a pesquisa mostra a preferência pelo Moodle, com 10 indicações. As duas outras plataformas citadas foram o SIGAA e o Quantum. Entende-se que essa investigação visa contribuir para o melhor entendimento da educação a distância da Biblioteconomia no Brasil e incentivar a ampliação do uso desta modalidade de ensino nos cursos da área. E que, de forma tímida, a Biblioteconomia está se abrindo para o ensino a distância.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2016-05-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/520
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 430-446
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/520/441
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2016 Helen Rozados, Andreza Souza
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)