Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 13
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1691
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => MÉTODO EXD E CIÊNCIA DE DADOS: uma nova perspectiva para estudos de educação e desenvolvimento@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Os dados expostos no presente trabalho são resultado de uma investigação no que diz respeito a relação em Fortaleza da educação pública e fatores de desenvolvimento da cidade, comparando-a com a região Nordeste e com o Brasil, empregando ferramentas de ciência de dados em indicadores que refletem esses aspectos. O estudo foca no ensino fundamental e explora a interação entre, desempenho escolar e fatores de desenvolvimento socioeconômicos. A pesquisa apresenta o método “EXD”, que utiliza a análise de dados para observar e avaliar tendências de índices relacionados aos indicadores criados a partir do método. O método “EXD” (Educação x Desenvolvimento) é uma abordagem inovadora desenvolvida para analisar a relação entre indicadores educacionais e fatores de desenvolvimento socioeconômico. Ele combina técnicas de ciência de dados, estatística descritiva e inferencial para criar e avaliar índices educacionais – iE, índice de Educação, iX, índice de Desempenho, e iD, índice de Desenvolvimento. A aplicação do método “EXD” em Fortaleza destacou como a integração entre dados educacionais e socioeconômicos pode subsidiar decisões estratégicas para reduzir desigualdades, fortalecer a infraestrutura educacional e promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados reforçam a importância da educação como vetor de transformação social e econômica, fornecendo indicativos valorosos baseados em dados para orientar políticas públicas mais eficazes e direcionadas. Os resultados reforçam o papel estratégico e a convergência desses dados referentes a educação e ao desenvolvimento no progresso socioeconômico para políticas públicas baseadas em dados.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Débora Costa de Sousa
                    [1] => João Batista Furlan Duarte
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Educação@pt
                    [1] => Desenvolvimento sustentável@pt
                    [2] => Análise de dados@pt
                    [3] => Ciência de dados@pt
                    [4] => Fortaleza@pt
                    [5] => Educação pública@pt
                    [6] => Desenvolvimento socioeconômico.@pt
                    [7] => Educação@pt
                    [8] => Desenvolvimento sustentável@pt
                    [9] => Análise de dados@pt
                    [10] => Ciência de dados@pt
                    [11] => Fortaleza@pt
                    [12] => Educação pública@pt
                    [13] => Desenvolvimento socioeconômico.@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => 2
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-06-11
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/p2p.2025v11n2e-7473
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7473
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7473/7402
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7473/7403
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => by-nc-sa/4.0
                )

        )

)