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                                    [description] => Os dados expostos no presente trabalho são resultado de uma investigação no que diz respeito a relação em Fortaleza da educação pública e fatores de desenvolvimento da cidade, comparando-a com a região Nordeste e com o Brasil, empregando ferramentas de ciência de dados em indicadores que refletem esses aspectos. O estudo foca no ensino fundamental e explora a interação entre, desempenho escolar e fatores de desenvolvimento socioeconômicos. A pesquisa apresenta o método “EXD”, que utiliza a análise de dados para observar e avaliar tendências de índices relacionados aos indicadores criados a partir do método. O método “EXD” (Educação x Desenvolvimento) é uma abordagem inovadora desenvolvida para analisar a relação entre indicadores educacionais e fatores de desenvolvimento socioeconômico. Ele combina técnicas de ciência de dados, estatística descritiva e inferencial para criar e avaliar índices educacionais – iE, índice de Educação, iX, índice de Desempenho, e iD, índice de Desenvolvimento. A aplicação do método “EXD” em Fortaleza destacou como a integração entre dados educacionais e socioeconômicos pode subsidiar decisões estratégicas para reduzir desigualdades, fortalecer a infraestrutura educacional e promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados reforçam a importância da educação como vetor de transformação social e econômica, fornecendo indicativos valorosos baseados em dados para orientar políticas públicas mais eficazes e direcionadas. Os resultados reforçam o papel estratégico e a convergência desses dados referentes a educação e ao desenvolvimento no progresso socioeconômico para políticas públicas baseadas em dados.
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