Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:00:15Z
    [request] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/13844
                            [datestamp] => 2025-06-25T15:03:15Z
                            [setSpec] => transinfo:OR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Perfil dos portais de periódicos científicos das instituições de ensino superior públicas brasileiras
                                    [creator] => Dias, Carolina Guimarães de Souza
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Comunicação científica
                                            [1] => Portais institucionais
                                            [2] => Periódicos
                                            [3] => Editoria científica
                                            [4] => Instituições de ensino superior públicas
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Scientific journal portals are paramount to support the production and dissemination of these publications in the country, where the exercise of scientific publishing activities – centered on public higher education institutions – faces enormous challenges. Several studies report the implementation of portals in Brazilian universities and reveal that support services for journals and collection development policies are crucial to guarantee the quality of publications but require coordination efforts within the institutions. The present study aims to investigate the portals of Brazilian public higher education institutions, identifying whether they have published policies, what services they offer, and who is responsible for them in the institutions. Descriptive in nature, the study investigates 289 institutions identified in the higher education census microdata and, as a method, uses documentary research, content analysis, and descriptive statistics. The study found 139 portals linked to 132 institutions (46% of the population), of which 26% provide information about services offered, the most common being consultancy and training and control, standardization, editing, and indexing; 35% have collection development policies; and around 65% identify the units responsible for their management. Although they reveal a significant growth in the number of portals compared with previous studies, especially among federal universities, the results suggest that there is room for the design of specific public and institutional policies to encourage the institutionalization of portals, aiming to improve collection development policies and the increase in the provision of services for publications.
                                            [1] => Os portais de periódicos científicos constituem um importante recurso de apoio à produção e à disseminação dessas publicações no país, onde o exercício da atividade de editoria científica – centrado nas instituições de ensino superior públicas – enfrenta enormes desafios. Diversos trabalhos relatam a implantação de portais em universidades brasileiras e revelam que serviços de apoio aos periódicos e políticas de desenvolvimento das coleções são fundamentais para garantir a qualidade das publicações, mas exigem esforço de coordenação nas instituições. O presente estudo visa investigar os portais das instituições de ensino superior públicas brasileiras identificando se possuem políticas publicadas, que serviços oferecem e quem são os responsáveis por eles nas instituições. De natureza descritiva e exploratória, o estudo investiga 289 instituições identificadas nos microdados do censo da educação superior e, como métodos, utiliza pesquisa documental, análise de conteúdo e estatísticas descritivas. Como resultados, foram identificados 139 portais vinculados a 132 instituições (46% da população), dos quais 26% trazem informações sobre serviços oferecidos, sendo os mais comuns os de assessoria e capacitação e de controle, normalização, edição e indexação; 35% possuem políticas de desenvolvimento de coleções; e cerca de 65% identificam as unidades responsáveis por sua gestão. Embora revelem um crescimento significativo no número de portais na comparação com estudos anteriores, especialmente entre as universidades federais, os resultados sugerem haver espaço para o desenho de políticas públicas e institucionais específicas para estimular a institucionalização dos portais, mirando o aperfeiçoamento das políticas de desenvolvimento de coleções e o incremento da oferta de serviços para as publicações.
                                        )

                                    [publisher] => Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
                                    [date] => 2025-06-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed Article
                                            [3] => Artículo revisado por pares
                                            [4] => Avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/13844
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Transinformação; Vol. 37 (2025)
                                            [1] => Transinformação; Vol. 37 (2025)
                                            [2] => Transinformação; v. 37 (2025)
                                            [3] => 2318-0889
                                            [4] => 0103-3786
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/13844/12800
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Transinformação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)