Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T11:59:57Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/57545
                            [datestamp] => 2025-06-18T13:12:47Z
                            [setSpec] => moci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => A folksonomia aplicada à indexação de filmes na plataforma letterboxd
                                            [1] => Folksonomy applied to film indexing on the letterboxd platform
                                            [2] => Folksonomía aplicada a la indexación de películas en la plataforma letterboxd
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Vieira, Ana Beatriz Costa
                                            [1] => Marques Felipe, Carla Beatriz
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Letterboxd
                                            [1] => folksonomy
                                            [2] => movie indexing
                                            [3] => indexing
                                            [4] => Letterboxd
                                            [5] => folksonomía
                                            [6] => indexación de películas
                                            [7] => indexación
                                            [8] => Letterboxd
                                            [9] => folksonomia
                                            [10] => indexação de filmes
                                            [11] => indexação
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => O surgimento e o impacto das plataformas de mídias sociais trouxeram novas ferramentas de interação e de organização das informações no ambiente digital. Nesse contexto, a Folksonomia se destaca por possibilitar uma abordagem colaborativa e dinâmica para a indexação dos mais variados conteúdos disponíveis na web. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como a Folksonomia pode influenciar na recuperação da informação na plataforma Letterboxd, apresentando-a como uma mídia social online focada em cinema e cinéfilos. Também analisa como ocorre a descrição da informação e investiga como as tags podem contribuir para a recuperação de informação. Nos procedimentos metodológicos, realiza uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica de cunho qualitativo. Para investigar como e com qual intuito as tags são utilizadas pelos usuários da Letterboxd, simula buscas com a tag “Brasil”, visto o crescimento de usuários brasileiros na plataforma. Como técnica de coleta de dados, optou-se pelo método de observação não participante, a fim de não interagir nos resultados da pesquisa. Constata-se que a subjetividade e a personalização no uso da tag causam imprecisão e descentralização nos resultados da busca. Por fim, conclui-se com a necessidade de um método que simultaneamente permita que o usuário possua autonomia ao atribuir suas tags e garanta uma indexação de qualidade para uma eficaz e precisa recuperação, sendo apresentada como possível solução a Folksonomia Assistida.
                                            [1] => The emergence and impact of social media platforms have brought new tools for interacting with and organizing information in the digital environment. In this context, Folksonomy stands out for enabling a collaborative and dynamic approach to indexing the most varied content available on the web. The general objective of this work is to investigate how Folksonomy can influence information retrieval on the Letterboxd platform, presenting it as an online social media focused on cinema and cinephiles. It also analyzes how information is described and investigates how tags can contribute to information retrieval. In the methodological procedures, it carries out exploratory, descriptive and bibliographical research of qualitative nature. To investigate how and for what purpose tags are used by Letterboxd users, it simulates searches with the “Brazil” tag, given the growth of Brazilian users on the platform. As a data collection technique, the non-participant observation method was chosen in order to avoid interacting with the search results. It is found that subjectivity and personalization of the tag’s use cause inaccuracy and decentralization in the search results. Finally, it is concluded that there is a need for a method that simultaneously allows the user to have autonomy when assigning their tags and guarantees quality indexing for effective and accurate recovery.
                                            [2] => El surgimiento y el impacto de las plataformas de medios sociales han traído nuevas herramientas de interacción y organización de la información en el entorno digital. En este contexto, la folksonomía se destaca por posibilitar un enfoque colaborativo y dinámico para la indexación de los más variados contenidos disponibles en la web. Este trabajo tiene como objetivo general investigar cómo la folksonomía puede influir en la recuperación de la información en la plataforma Letterboxd, presentándola como una red social en línea centrada en el cine y en los cinéfilos. También analiza cómo ocurre la descripción de la información e investiga cómo las etiquetas (tags) pueden contribuir a la recuperación de la información. En los procedimientos metodológicos, se realiza una investigación exploratoria, descriptiva y bibliográfica de carácter cualitativo. Para investigar cómo y con qué propósito los usuarios de Letterboxd utilizan las etiquetas, se simulan búsquedas con la etiqueta “Brasil”, dada la creciente presencia de usuarios brasileños en la plataforma. Como técnica de recolección de datos, se optó por el método de observación no participante, con el fin de no interferir en los resultados de la investigación. Se constata que la subjetividad y la personalización en el uso de las etiquetas provocan imprecisión y descentralización en los resultados de búsqueda. Finalmente, se concluye con la necesidad de un método que permita, al mismo tiempo, que el usuario tenga autonomía al asignar sus etiquetas y que garantice una indexación de calidad para una recuperación eficaz y precisa, presentándose como posible solución la Folksonomía Asistida.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
                                    [date] => 2025-06-15
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                            [2] => application/pdf
                                            [3] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57545
                                            [1] => 10.35699/2237-6658.2025.57545
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 15 (2025): Publicações Contínuas 2025; e057545
                                            [1] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 15 (2025): Publicações Contínuas 2025; e057545
                                            [2] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 15 (2025): Publicações Contínuas 2025; e057545
                                            [3] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 15 (2025): Publicações Contínuas 2025; e057545
                                            [4] => 2237-6658
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57545/48488
                                            [1] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57545/48491
                                            [2] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57545/48489
                                            [3] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/57545/48490
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025  Ana Beatriz Costa Vieira, Carla Beatriz Marques
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)