Array
(
    [responseDate] => 2025-06-06T18:07:46Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65490
                            [datestamp] => 2025-06-05T19:33:42Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => SUJEITO E INFÂNCIA NA POESIA MULTIMÍDIA DE ARNALDO ANTUNES
                                    [creator] => Pereira, Anísio Batista
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The present investigation aims to analyze the construction of a childhood in the multimedia poetry of Arnaldo Antunes. As a sample for analysis, the poem “Nome não” was taken from the album Nome (1993), which was later released in the form of a book, in which the artist recovers it after leaving the band Titãs. This launch represents in a more significant way the combination of audiovisual resources, attributing effects to poetic discourse. As for theoretical-methodological support, we rely on Discourse Analysis based on Michel Foucault (1999; 2007; 2008; 2009; 2016), taking into account the concepts of literary discourse, subjectivity and subject, as a conceptual delimitation for research . Furthermore, in dialogue with the aforementioned scholar, the notion of childhood and its relationship with language was brought into play based on the studies of Walter Kohan (2003; 2007). Through analysis, it appears that the aforementioned writer constructs a subject who uses a peculiar approach to language, enabling a relationship between poetry and childhood, through transgression, in which the subject questions legitimized truths about the names of things and their relationships. with the things themselves, through writing, image and audio resources.
                                            [1] => A presente investigação objetiva analisar a construção de uma infância na poesia multimídia de Arnaldo Antunes. Como recorte para análise, foi tomado o poema “Nome não”, do álbum Nome (1993), que posteriormente foi lançado na forma de livro, em que o artista o recupera após sua saída da banda Titãs. Esse lançamento representa de forma mais significativa a junção dos recursos audiovisuais, atribuindo efeitos ao discurso poético. Quanto ao suporte teórico-metodológico, amparamo-nos na Análise do Discurso com base em Michel Foucault (1999; 2007; 2008; 2009; 2016), tendo em vista os conceitos de discurso literário, subjetividade e sujeito, como delimitação conceitual para a pesquisa. Além disso, em diálogo com o referido estudioso, a noção de infância e sua relação com a linguagem foi acionada a partir dos estudos de Walter Kohan (2003; 2007). Pela análise, constata-se que o referido escritor constrói um sujeito que lança mão de um trato peculiar com a linguagem, possibilitando uma relação entre poesia e infância, pela transgressão, em que o sujeito questiona verdades legitimadas sobre os nomes de coisas e suas relações com as próprias coisas, por meio dos recursos de escrita, imagem e áudio.
                                        )

                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2025-04-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/65490
                                            [1] => 10.61358/policromias.2025.v10n1.65490
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 10 n. 1 (2025); 178-200
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.2025.v10n1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/65490/43440
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)