Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 13
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1693
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => CORES E INFORMAÇÃO: barreiras e soluções para daltônicos@pt
                    [1] => Colors and information: barriers and solutions for colorblind people: barreiras e soluções para daltônicos@en
                    [2] => Colores e información: barreras y soluciones para personas daltónicas: barreiras e soluções para daltônicos@es
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Este artigo analisa como o uso das cores pode ser essencial no entendimento das informações e como isso afeta a vida das pessoas que possuem daltonismo, condição que dificulta ou impossibilita a percepção das cores. Trata-se de uma pesquisa com fins exploratórios e meios bibliográficos, de natureza qualitativa, que utilizou a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Ao todo, foram realizadas dez entrevistas com pessoas daltônicas que mostraram o lado prático desta pesquisa. Como resultado das entrevistas, todos os entrevistados concordaram com as dificuldades apontadas nas questões e relataram experiências pessoais, como dificuldade em visualizar algumas cores na prova do Exame Nacional do Ensino Médio ou confundir a luz do poste com a de um semáforo de trânsito, que ajudaram a exemplificar o dia a dia de quem possui daltonismo. Por fim, tivemos a exemplificação de soluções práticas: os códigos do ColorADD, o modo daltonismo do Trello e um guia de acessibilidade cromática, essas soluções podem facilitar a vida dos daltônicos tanto em ambientes físicos quanto em ambientes digitais.@pt
                    [1] => This article examines how the use of colors can be essential for understanding information and how it impacts the lives of people with color blindness, a condition that hinders or prevents color perception. This is an exploratory study of a qualitative nature, utilizing bibliographic research and semi-structured interviews as a data collection instrument. A total of ten interviews were conducted with individuals with color blindness, providing practical insights into the research. As a result of the interviews, all participants acknowledged the difficulties addressed in the questions and shared personal experiences, such as struggling to distinguish certain colors on the National High School Exam or confusing a streetlight with a traffic signal. These examples highlighted the daily challenges faced by people with color blindness. Lastly, practical solutions were showcased, including the ColorADD codes, Trello’s color blindness mode, and a chromatic accessibility guide. These solutions can ease the lives of individuals with color blindness in both physical and digital environments.@en
                    [2] => Este artículo analiza cómo el uso de los colores puede ser esencial para la comprensión de la información y cómo impacta la vida de las personas con daltonismo, una condición que dificulta o impide la percepción de los colores. Se trata de un estudio exploratorio de naturaleza cualitativa, que utiliza la investigación bibliográfica y entrevistas semiestructuradas como instrumento de recopilación de datos. En total, se realizaron diez entrevistas con personas daltónicas, proporcionando una visión práctica de la investigación. Como resultado de las entrevistas, todos los participantes reconocieron las dificultades abordadas en las preguntas y compartieron experiencias personales, como la dificultad para distinguir ciertos colores en el Examen Nacional de Educación Media o confundir la luz de una farola con la de un semáforo. Estos ejemplos ilustran los desafíos cotidianos que enfrentan las personas con daltonismo. Por último, se presentaron soluciones prácticas, como los códigos de ColorADD, el modo daltonismo de Trello y una guía de accesibilidad cromática. Estas soluciones pueden facilitar la vida de las personas con daltonismo tanto en entornos físicos como digitales.@es
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Tiago Alessandro Vasconcelos Silva
                    [1] => Marcia Ivo Braz
                    [2] => Daniela Eugênia Moura de Albuquerque
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Color blindness@en
                    [1] => Accessibility@en
                    [2] => Color psychology@en
                    [3] => Coloradd@en
                    [4] => Information science@en
                    [5] => Daltonismo@es
                    [6] => Accesibilidad@es
                    [7] => Psicologia del color@es
                    [8] => Coloradd@es
                    [9] => Ciencias de la información@es
                    [10] => Acessibilidade@pt
                    [11] => Daltonismo@pt
                    [12] => Psicologia das cores@pt
                    [13] => Coloradd@pt
                    [14] => Ciência da informação@pt
                    [15] => Daltonismo@pt
                    [16] => Acessibilidade@pt
                    [17] => Psicologia das cores@pt
                    [18] => Coloradd@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => 2
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-05-16
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/p2p.2025v11n2e-7448
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7448
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7448/7382
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7448/7383
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => by-nc-sa/4.0
                )

        )

)