Array
(
    [responseDate] => 2025-05-24T11:03:51Z
    [request] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.periodicos.ufc.br:article/61591
                            [datestamp] => 2022-10-31T10:55:31Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacaoempauta:ResDisTes
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior
                                    [creator] => Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca universitária
                                            [1] => Educação
                                        )

                                    [description] => O campo da avaliação educacional, por sua relevância na busca da qualidade do ensino, tornou-se uma seara que se manifesta em diferentes articulações e aproximações. Desta premissa, depreende-se a possibilidade do surgimento de novas abordagens avaliativas. Com base no enunciado, esta pesquisa tem como hipótese de que a biblioteca universitária, dada a sua relevância na composição do sistema educacional, possui o arcabouço necessário para, em parceria com outros elementos educacionais, propor um modelo de avaliação na medida em que sua participação na educação se estende por todo o processo de ensino. O objetivo desta tese é estabelecer a interrelação entre biblioteca universitária e avaliação do ensinoaprendizagem com o intuito de propor um modelo integrativo de avaliação no âmbito universitário. É uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, visto que as questões educacionais se adaptam melhor a uma proposta onde a tessitura das relações humanas alcança uma aproximação mais concreta com a sociedade. A concepção do modelo deu-se a partir de três momentos: do referencial teórico de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud no contexto da avaliação do ensino-aprendizagem; no ãmbito da biblioteca universitária, deu-se a partir dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) e dos dados coletados através de um questionário e entrevista com professores e biblioteca que foram analisados através da análise de conteúdo. O locus inspirador da pesquisada foi a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). As análises apontam que é possível ocorrer o protagonismo da biblioteca universitária no processo de avaliação, visto sua inserção contínua no sistema escolar de ensino. Conclui-se apresentando um modelo de avaliação educacional a fim de disponibilizar aos professores uma prática avaliativa integrada com o cotidiano da sala de aula, onde docentes e discentes se beneficiem mutuamente.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Ceará
                                    [date] => 2020-12-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Texto
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                            [2] => application/epub+zip
                                            [3] => application/octet-stream
                                            [4] => application/octet-stream
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591
                                            [1] => 10.36517/ip.v5i2.61591
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação em Pauta; Vol. 5 No. 2 (2020): Informação em Pauta; 215-216
                                            [1] => Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 215-216
                                            [2] => 2525-3468
                                            [3] => 10.36517/ip.v5i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162629
                                            [1] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162791
                                            [2] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162792
                                            [3] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/162793
                                            [4] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/61591/165526
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra
                                )

                        )

                )

        )

)