Array
(
    [responseDate] => 2025-05-24T11:06:04Z
    [request] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.periodicos.ufc.br:article/41103
                            [datestamp] => 2022-01-01T01:39:55Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacaoempauta:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Araujo, Eliane Pawlowski Oliveira
                                            [1] => Paula, Claudio Paixão Anastácio de
                                        )

                                    [subject] => Adriana Bogliolo Sirihal Duarte. Fazer pedagógico. Espírito científico. Imaginação  criadora
                                    [description] => A Ciência da Informação, pela inserção de pesquisadores de várias áreas interessados no estudo da informação enquanto objeto científico, acaba tornando-se, à parte qualquer polêmica a respeito, um campo interdisciplinar. Sua práxis pode se fortalecer enormemente se as investigações realizadas na área repercutirem no ensino numa perspectiva afinada com a noção segundo a qual o professor deve, obrigatoriamente, ser um pesquisador. Essa ideia, esboçada por Paulo Freire, parte do pressuposto de não ser possível o real ensino sem pesquisa, e vice-versa. O presente artigo procura destacar essa indissociação por meio da análise dos relatos de experiências vivenciados por vários alunos e colegas que cruzaram a trajetória da pesquisadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais ainda, pretende apontar o percurso dessa professora, formada inicialmente em Ciência da Computação, que foi entremeado não só de relevante contribuição para a área, mas de uma prática educativa exercida com afetividade, alegria, capacidade científica e domínio técnico a serviço da mudança, características que Freire atribui ao professor ideal.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Ceará
                                    [date] => 2019-05-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Relato de experiência
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/41103
                                            [1] => 10.36517/ip.v4iEspecial.41103
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação em Pauta; Vol. 4 No. Especial (2019): Informação em Pauta - Número Especial; 62-82
                                            [1] => Informação em Pauta; v. 4 n. Especial (2019): Informação em Pauta - Número Especial; 62-82
                                            [2] => 2525-3468
                                            [3] => 10.36517/ip.v4iEspecial
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/41103/pdf
                                            [1] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/41103/html
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Eliane Pawlowski Oliveira Araujo, Claudio Paixão Anastácio de Paula
                                )

                        )

                )

        )

)