Array
(
    [responseDate] => 2025-05-24T11:07:07Z
    [request] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.periodicos.ufc.br:article/20651
                            [datestamp] => 2022-01-01T01:44:30Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacaoempauta:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECA ESCOLAR: estudo de caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Paracambi–RJ
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Diniz, Cládice Nóbile
                                            [1] => Tamashiro, Marcele do Nascimento Silva
                                            [2] => Santos, Marcos Pastana
                                            [3] => Peres, Valéria de Almeida
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca escolar
                                            [1] => Acesso Informacional
                                            [2] => Acessibilidade
                                            [3] => Barreiras arquitetônica e urbanística
                                        )

                                    [description] => Estuda a acessibilidade da biblioteca escolar do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Paracambi – RJ, entre janeiro e março de 2017, da ótica da Lei n° 13.146/2015 e da norma técnica brasileira NBR 9050:2015, quanto a aspectos arquitetônicos, urbanísticos e instrumentais. Objetiva investigar as condições de locomoção de usuários com deficiência em prol de seus acessos informacionais. A metodologia, de estudo de caso descritivo, opera com nove indicadores de ocorrência de barreiras desenvolvidos em relação ao entorno da biblioteca investigada, à sua entrada e a seus espaços internos, pisos, corredores, sanitários, balcões, mesas de consulta dos usuários e estantes. Apoia-se em pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O tratamento dos dados foi qualitativo. Resultou identificar a existência de barreiras e constatou que a solução do problema é alvo de esforços da administração da instituição, que busca resolvê-lo com equipamentos e obras, como a instalação de elevadores. Conclui que o método utilizado de estudo da acessibilidade por indicadores pode ser uma ferramenta de apoio à decisão útil a gestores de bibliotecas por permitir estabelecer critérios de prioridades em processos de mudanças em prol da acessibilidade.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Ceará
                                    [date] => 2017-11-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20651
                                            [1] => 10.36517/ip.v2iespecial.20651
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação em Pauta; Vol. 2 No. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 136-159
                                            [1] => Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 136-159
                                            [2] => 2525-3468
                                            [3] => 10.36517/ip.v2iespecial
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20651/31064
                                            [1] => https://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20651/31078
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
                                )

                        )

                )

        )

)