Array
(
    [responseDate] => 2025-05-24T11:08:37Z
    [request] => http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58984
                            [datestamp] => 2025-03-13T18:03:54Z
                            [setSpec] => ib:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Scientific Communication Competence and Digital Teaching Competence in North American Researchers
                                            [1] => Competencia de comunicación científica y competencia digital docente en investigadores de Norteamérica
                                            [2] => Alfabetização informacional e conhecimento científico de professores pesquisadores na América do Norte
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Contreras Cázarez, Carlos René
                                            [1] => Adolfo León, Gustavo Adolfo 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Information Literacy
                                            [1] => Scientific Communication
                                            [2] => Digital Competence
                                            [3] => Higher Education
                                            [4] => University Professors
                                            [5] => Alfabetización informacional
                                            [6] => Comunicación científica
                                            [7] => Competencia digital
                                            [8] => Educación superior
                                            [9] => Profesorado universitario
                                            [10] => Ensino superior
                                            [11] => professores universitários
                                            [12] => Divulgação científica
                                            [13] => Alfabetização informacional
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The purpose of this research is to examine the relationship between the constructs of scientific communication competence and teaching digital competence in higher education using a restricted structural equation model. The study responds to a quantitative methodology of a descriptive-correlational type. We applied an ad hoc questionnaire to a non-probabilistic convenience sample of 624 higher education teachers in Mexico, the United States, and Canada. The reliability results for each instrument scale were consistent, showing coefficients more than acceptable by the specialized literature. The correlation tests indicate a direct positive and significant association between the constructs of the model, discarding the null hypothesis. The findings reveal that the model is structurally adequate and did not indicate problems with validity, reliability, or adequacy.
                                            [1] => Este estudio tiene como objetivo central examinar, mediante un modelo de ecuaciones estructurales restringido, la relación entre los constructos de competencia de comunicación científica y competencia digital docente en educación superior. El estudio responde a una metodología de corte cuantitativo de tipo descriptivo-correlacional. Se aplicó un cuestionario ad hoc a una muestra no probabilística por conveniencia conformada por 624 docentes de educación superior en México, Estados Unidos y Canadá. Los resultados de fiabilidad de cada una de las escalas del instrumento fueron consistentes; muestran coeficientes más que aceptables por la literatura especializada. Las pruebas de correlación indican una asociación directa positiva y significativa entre los constructos del modelo, descartándose la hipótesis nula. Los hallazgos revelan que el modelo es estructuralmente adecuado y no indican problemas de validez, fiabilidad o adecuación.
                                            [2] => O ensino superior coloca grandes desafios formativos em termos de competências que constituem um quadro comum de conhecimentos, capacidades e atitudes que os professores devem desenvolver na sua prática docente e no trabalho para maximizar o aluno. O objetivo desta pesquisa é examinar, por meio de um modelo de equações estruturais restritas, a relação entre os construtos competência em comunicação científica e competência digital docente no ensino superior. O estudo responde a uma metodologia quantitativa de tipo descritivo-correlacional. Um questionário ad hoc foi aplicado a uma amostra probabilística estratificada composta por 624 professores do ensino superior no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Os resultados de confiabilidade para cada uma das escalas do instrumento foram consistentes, apresentando coeficientes mais que aceitáveis ​​pela literatura especializada. Os testes de correlação indicam associação direta positiva e significativa entre os construtos do modelo, descartando a hipótese nula. Os resultados revelam que o modelo é estruturalmente adequado e não indicou problemas de validade, confiabilidade ou adequação.
                                        )

                                    [publisher] => Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información
                                    [date] => 2025-05-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/58984
                                            [1] => 10.22201/iibi.24488321xe.2025.103.58984
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Investigación Bibliotecológica. Archivonomía, bibliotecología e información; Vol. 39 No. 103 (2025); 147-163
                                            [1] => Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información; Vol. 39 Núm. 103 (2025); 147-163
                                            [2] => Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información; v. 39 n. 103 (2025); 147-163
                                            [3] => 2448-8321
                                            [4] => 0187-358X
                                            [5] => 10.22201/iibi.24488321xe.2025.103
                                        )

                                    [language] => spa
                                    [relation] => http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/58984/52520
                                )

                        )

                )

        )

)