Array
(
    [responseDate] => 2025-04-24T15:38:58Z
    [request] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8679425
                            [datestamp] => 2025-04-19T18:18:15Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rdbci:APE
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Librarian training for accessibility and inclusion : challenges and impacts of the information regime in university libraries
                                            [1] => Capacitação de bibliotecários para acessibilidade e inclusão : desafios e impactos do regime de informação nas bibliotecas universitárias 
                                        )

                                    [creator] => Santos, Ana Paula Lima dos
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => University libraries
                                            [1] => Information Regimes
                                            [2] => Accessibility
                                            [3] => People with disabilities
                                            [4] => Training of library teams
                                            [5] => Bibliotecas Universitárias
                                            [6] => Regimes de informação
                                            [7] => Acessibilidade
                                            [8] => Pessoas com deficiência
                                            [9] => Capacitação de equipes bibliotecárias
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Introduction: This article aims to investigate the interest and engagement of librarians in training focused on accessibility and the inclusion of people with disabilities (PwD) in university libraries. Objective: The study is based on the premise that the training of these professionals is essential to ensure an inclusive informational environment. However, an analysis of curricula on the Lattes Platform and data from the Transparency Portal reveals low participation in courses and training on the topic. Methodology: To understand this scenario, the research adopts a quali-quantitative approach based on documentary analysis and the concept of the information regime. Results: The results show that despite librarians' high level of academic qualification, accessibility and inclusion are still not priorities in professional training. Furthermore, the institutional policies of the analyzed universities (UFF, UNIRIO, UFRRJ, and UFRJ) do not include clear guidelines on mandatory accessibility training, contributing to the perpetuation of structural ableism in the academic environment. Conclusion: The study concludes that, to promote effective inclusion, it is necessary to revise the curricula of Library and Information Science programs, include mandatory courses on accessibility, and encourage librarians' continuous education in this field. Additionally, the creation of institutional policies that make accessibility training a formal requirement for professionals working in university libraries is recommended. 
                                            [1] => Introdução: O artigo se propõe investigar o interesse e o engajamento dos bibliotecários na formação voltada à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em bibliotecas universitárias. Objetivo: O estudo parte da premissa de que a capacitação desses profissionais é essencial para garantir um ambiente informacional inclusivo, porém, a análise de currículos na Plataforma Lattes e dados do Portal da Transparência revela uma baixa adesão a cursos e treinamentos sobre o tema. Metodologia: Para compreender esse cenário, a pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, baseada na análise documental e no conceito de regime de informação. Resultados: Os resultados demonstram que, apesar do alto nível de qualificação acadêmica dos bibliotecários, a acessibilidade e a inclusão ainda não é uma prioridade na formação profissional. Além disso, as políticas institucionais das universidades analisadas (UFF, UNIRIO, UFRRJ e UFRJ) não incluem diretrizes claras sobre capacitação obrigatória para acessibilidade, o que contribui para a perpetuação do capacitismo estrutural no ambiente acadêmico. Conclusão: O estudo conclui que, para promover a inclusão efetiva, é necessário revisar os currículos dos cursos de Biblioteconomia, incluir disciplinas obrigatórias sobre acessibilidade e incentivar a formação continuada dos bibliotecários nessa área. Além disso, sugere-se a criação de políticas institucionais que tornem a capacitação em acessibilidade um requisito formal para os profissionais que atuam nas bibliotecas universitárias. 
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Estadual de Campinas
                                    [date] => 2025-04-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Text
                                            [3] => Texto
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425
                                            [1] => 10.20396/rdbci.v23i00.8679425
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 23 (2025): Continous Publication; e025018
                                            [1] => RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 23 (2025): Publicação Contínua; e025018
                                            [2] => 1678-765X
                                        )

                                    [language] => Array
                                        (
                                            [0] => por
                                            [1] => eng
                                        )

                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35956
                                            [1] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/en
                                            [2] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35958
                                            [3] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35959
                                            [4] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35960
                                            [5] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35961
                                            [6] => https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8679425/35962
                                        )

                                    [coverage] => Array
                                        (
                                            [0] => Global; Contemporary
                                            [1] => Global; Contemporâneo
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Ana Paula Lima dos Santos
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)