Array
(
    [responseDate] => 2025-04-24T15:38:37Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/67292
                            [datestamp] => 2025-04-16T20:16:09Z
                            [setSpec] => rca:AR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Como a aprendizagem colaborativa em comunidades de prática impulsiona ecossistemas de inovação: um estudo qualitativo
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Joanico, William Rodrigo
                                            [1] => Barros, Abimael Ortiz
                                            [2] => Mendonça, Andréa Torres Barros Batinga
                                            [3] => Silva, Helena de Fátima Nunes
                                            [4] => Alves, Fernanda Salvador
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Aprendizagem colaborativa
                                            [1] => Comunidades de prática
                                            [2] => Ecossistemas de inovação
                                        )

                                    [description] => Esta pesquisa investiga o impacto da Aprendizagem Colaborativa (AC) em Comunidades de Prática (CoPs) no fortalecimento de ecossistemas de inovação. As CoPs são ambientes que reúnem indivíduos com interesses comuns para compartilhar conhecimento, trocar experiências e promover soluções colaborativas. Método: Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com quatro empresárias, analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo. Essa abordagem permitiu explorar em profundidade as interações nas CoPs e seus efeitos sobre as práticas de inovação organizacional. Resultados: Os achados destacam que as CoPs facilitam a troca de conhecimento, promovem redes de colaboração e impulsionam estratégias de inovação. Além disso, identificaram-se benefícios tangíveis, como melhorias em planos de negócios, e intangíveis, como o fortalecimento do networking e do aprendizado contínuo. No entanto, barreiras culturais e dificuldades de implementação foram apontadas como desafios significativos. Conclusão: Este estudo reforça a importância das CoPs na promoção da inovação e do desenvolvimento organizacional, destacando o papel da AC na criação de ecossistemas colaborativos. Os resultados também apontam para a necessidade de estratégias inclusivas e alinhadas às especificidades culturais e organizacionais para maximizar os impactos das CoPs. Pesquisas futuras podem explorar formas de superar os desafios identificados, ampliando as contribuições dessas comunidades para o desenvolvimento sustentável e inovador.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2025-04-16
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/67292
                                            [1] => 10.47681/rca.v10i.67292
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 10 (2025): publicação contínua; e67292
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v10i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/67292/43143
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/67292/43144
                                            [2] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/67292/43145
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)