Array
(
    [responseDate] => 2025-04-24T15:38:52Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/72859
                            [datestamp] => 2025-04-24T14:14:34Z
                            [setSpec] => pgc:MEM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => PKM Canvas: uma ferramenta inovadora para a gestão do conhecimento pessoal: PKM Canvas:  an innovative tool for personal knowledge management
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Grimberg, Samirian Viviani
                                            [1] => Hoffmann, Wanda Aparecida Machado 
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The central proposal of this article is to present a tool developed to facilitate Personal Knowledge Management (PKM) in an intelligent, creative, adaptable, and playful manner. Its originality lies in the methodology applied in the creative process, specifically the adaptation and versioning of the monograph by Victor Couto Alves and Luciana M. Oliveira da Silva (2019), into a more accessible and interactive format. As a result of this versioning, a Canvas emerges that guides the journey of using and applying PKM in academic, professional, or sports contexts. The tool allows the adaptation of various original design concepts and methods into more dynamic and engaging formats, promoting a richer, more plastic, and productive learning experience. Among the main results found, beyond improved organization, is the reflective access to information for a wide range of learners, from students to seasoned professionals in various fields. The practical implications of this tool are noteworthy as it promotes more efficient, accessible, and straightforward personal knowledge management, which can facilitate the personal and professional development of learners and knowledge workers. Being a "living" tool—continuously evolving through construction and iteration—it is likely that by the time this reading is concluded, it will have already advanced in its application and scope for personal, academic, and organizational contexts.
                                            [1] => A proposta central deste artigo é apresentar uma ferramenta desenvolvida para facilitar a gestão do conhecimento pessoal (Personal Knowledge Management - PKM, sigla em inglês) de forma inteligente, criativa, adaptável e lúdica. Sua originalidade reside na metodologia aplicada no processo criativo, ou seja, a adaptação e o versionamento da monografia de Victor Couto Alves e Luciana M. Oliveira da Silva (2019), para uma linguagem mais acessível e interativa. Como resultado deste versionamento surge um Canvas que orienta a jornada de uso e aplicação da PKM na vida acadêmica, profissional ou esportiva. A ferramenta permite a adaptação de diversos conceitos e métodos originais do design para formatos mais dinâmicos e engajantes, promovendo uma experiência de aprendizagem mais rica, plástica e produtiva. Dentre os principais resultados encontrados, para além da melhoria na organização, verificou-se o acesso reflexivo à informação para uma ampla gama de aprendizes, desde estudantes até profissionais maduros de diversas áreas. As implicações práticas dessa ferramenta são notáveis uma vez que promovem uma gestão do conhecimento pessoal de forma mais eficiente, acessível e simples, o que pode facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes e trabalhadores do conhecimento. Por ser uma espécie de ferramenta “viva” – que está em contínuo processo de construção e iteração –, é bem provável que ao término desta leitura, já tenha evoluído na sua aplicação e abrangência para contextos pessoais, acadêmicos e organizacionais.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2025-04-24
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Memória de evento"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/72859
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 15 n. 1 (2025); 108-123
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/72859/41281
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)