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                                    [description] => Este artigo trata dos Recursos Educacionais Abertos (REA), que tiveram seu surgimento em 2002 no âmbito da Unesco, com o intuito de trazer à educação instrumentos inovadores e de fácil compartilhamento pela internet. Estabeleceu-se como objetivo geral: analisar a existência de iniciativas de REA nas instituições de educação superior brasileiras (universidades e institutos federais) e suas bibliotecas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo qualiquantitativa e, quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratório-descritiva, tendo como população, mediante estudo de caso, bibliotecários de universidades públicas e de institutos federais registrados no e-MEC. A literatura especializada em Educação e em Ciência da Informação apoiou o que se encontrou nos resultados, os quais revelaram que, dos 162 bibliotecários que participaram da pesquisa, 71 (43,83%) conheciam a definição do termo REA, enquanto 91 (56,17%) ainda não tinham conhecimento; 50% das instituições participantes contam com alguma iniciativa de REA e, quanto à existência de políticas específicas para a produção de REA, 67,3% dos respondentes desconhecem; 17,3% afirmam que têm conhecimento, enquanto 15,4% informam não existir. As conclusões evidenciaram que as universidades pesquisadas estão produzindo e/ou coletando diferentes tipos de REA, porém estão armazenando esses recursos de forma dispersa. O conhecimento sobre o termo REA ainda é incipiente nas bibliotecas dessas instituições. O engajamento da comunidade universitária é fundamental para mobilizar conhecimentos e consolidar ações concretas para o desenvolvimento de REA.
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