Array
(
    [responseDate] => 2025-04-12T10:09:24Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63764
                            [datestamp] => 2025-04-04T17:01:58Z
                            [setSpec] => rca:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Ações formativas para o enfrentamento da desinformação: reflexões a partir de uma experiência com estudantes
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Daniela de Assis
                                            [1] => Brandão, Gleise
                                            [2] => Mouta, Allana Beatriz
                                            [3] => Pita, Laura
                                            [4] => Neiva, Letícia
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => educação midiática
                                            [1] => educação em informação
                                            [2] => desinformação
                                            [3] => estudantes
                                            [4] => escola pública
                                        )

                                    [description] => Este trabalho relata e reflete sobre uma ação de extensão formativa desenvolvida na Escola Estadual Presciliano Silva, em Salvador (Bahia). A atividade teve como objetivo promover uma roda de debate, bem como uma oficina com adolescentes e jovens do ensino público. Os temas contemplados incluíram a desinformação, a educação em informação, a educação midiática e o papel dos estudantes no processo de fortalecimento de uma cultura da paz e garantia do uso saudável e democrático das informações nos ambientes digitais e presenciais. Foi construída uma proposta pedagógica para realizar atividades formativas em uma unidade escolar que contemplou o levantamento de materiais didáticos para subsidiar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; a realização de oficina e roda de conversa; a criação de estratégias de comunicação; e a produção colaborativa dos jovens participantes durante a oficina, que foi objeto da análise neste relato a partir da abordagem qualitativa. Entre os resultados alcançados, destaca-se a participação de 49 estudantes na roda de conversa e de seis alunos na oficina, que produziram seis peças de comunicação que evidenciam o processo reflexivo dos jovens perante a informação no contexto de desinformação. A experiência reforça a importância do fortalecimento da atividade de extensão universitária em ações de parceria com escolas públicas, gerando aprendizados mútuos para os mediadores e estudantes.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2025-04-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => texto
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63764
                                            [1] => 10.47681/rca.v10i.63764
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 10 (2025): publicação contínua; e63764
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v10i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63764/43046
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63764/43047
                                            [2] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63764/43048
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)