Array
(
    [responseDate] => 2025-04-12T10:09:21Z
    [request] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/262
                            [datestamp] => 2025-04-11T00:33:26Z
                            [setSpec] => fcrb:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => 40 anos dos Centros Integrados de Educação Pública
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moll, Jaqueline 
                                            [1] => Silva , Edna Alves Pereira da 
                                            [2] => Agliardi, Ilda Renata da Silva 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação integral
                                            [1] => Darcy Ribeiro
                                            [2] => CIEPs
                                        )

                                    [description] => O Livro dos CIEPs escrito por Darcy Ribeiro, em 1986, para documentar esse feito expressivo na educação no estado do Rio de Janeiro, durante o governo de Leonel Brizola, é um documento histórico, necessário e atual. A educação brasileira avança dez passos e as mudanças de governo e (des)articulações políticas fazem com que ela retroceda trinta anos. Propostas de Educação integral, de dia letivo completo que deram certo, como os CIEPs, precisam ser recuperadas e estudadas para avançarmos e enfrentarmos os imensos desafios da escola pública brasileira. Neste breve trabalho propomos retomar aspectos das contribuições presentes no Livro dos CIEPs, para pensar a educação integral na contemporaneidade brasileira, à luz de suas ideias e ideais.
                                    [publisher] => Memória e Informação
                                    [date] => 2025-04-10
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/262
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Memória e Informação; v. 8 n. 1 (2024); 51-65
                                            [1] => 2594-7095
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/262/172
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Memória e Informação
                                )

                        )

                )

        )

)