Array
(
    [responseDate] => 2025-04-12T10:09:37Z
    [request] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/260
                            [datestamp] => 2025-04-11T00:54:10Z
                            [setSpec] => fcrb:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => CIEP
                                    [creator] => Leher, Roberto
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => CIEPs
                                            [1] => escola
                                            [2] => docência
                                            [3] => aparelhos privados de hegemonia
                                            [4] => financiamento
                                        )

                                    [description] => O artigo examina, por meio de pesquisa documental, o Programa Especial de Educação (1979-1986), no qual sobressaem os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Defende que o ascenso das lutas das classes trabalhadoras, em especial, das lutas pela educação pública, ainda no contexto da ditadura contribuiu para a afirmação da centralidade da instituição escolar e do trabalho dos docentes, conforme defendido por Darcy Ribeiro. Ressalta que os Aparelhos Privados de Hegemonia empresariais, nos anos 1990, introduziram políticas de financiamento por meio de Fundos, cujo critério é o número de estudantes, esvaziando, assim, o financiamento das escolas e, ao mesmo tempo, encaminharam políticas que enfraqueceram o protagonismo docente. Sustenta, na conclusão, que os CIEPs seguem como escola de referência para o futuro da educação pública.
                                    [publisher] => Memória e Informação
                                    [date] => 2025-04-10
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/260
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Memória e Informação; v. 8 n. 1 (2024); 17-35
                                            [1] => 2594-7095
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/260/169
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Memória e Informação
                                )

                        )

                )

        )

)