Array
(
    [responseDate] => 2025-04-02T19:42:31Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7284
                            [datestamp] => 2025-04-02T18:16:59Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ARTC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Divulgação científica sob a perspectiva da Ciência Aberta
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pedri, Patrícia
                                            [1] => Ferreira de Araújo, Ronaldo
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => ciência aberta
                                            [1] => divulgação científica
                                            [2] => letramento cientifico
                                        )

                                    [description] => A divulgação científica está em evidência e demanda reflexões no sentido de desvelar avanços e limites das suas práticas. O objetivo do estudo é apresentar alguns conceitos e práticas dos diferentes modelos da divulgação científica, bem como relacioná-los com a dimensão educacional, a fim de compreendê-la sob a perspectiva da ciência aberta. Discute-se as tendências unidirecional e dialógica e seus respectivos modelos (déficit cognitivo, contextual, experiência leiga e participação pública), relacionando-os com as perspectivas pragmática e democrática da ciência cidadã as perspectivas de alfabetização e letramento científico. Infere-se que os modelos dialógicos e horizontalizados de divulgação científica podem ser considerados práticas da ciência aberta e cidadã na perspectiva democrática, pois possibilitam a participação pública na produção científica, promovendo letramento científico.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2025-04-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/7284
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v54i2.7284
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 54 No. 2 (2025): 15ª ConfOA - Artigos apresentados na modalidade Comunicação
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 54 Núm. 2 (2025): 15ª ConfOA - Artigos apresentados na modalidade Comunicação
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 54 n. 2 (2025): 15ª ConfOA - Artigos apresentados na modalidade Comunicação
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v54i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/7284/7353
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Patrícia Pedri, Ronaldo Ferreira de Araújo
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)