Array
(
    [responseDate] => 2025-04-02T19:39:34Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/17555
                            [datestamp] => 2023-04-10T15:57:38Z
                            [setSpec] => moci:GT6
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Metodologia do trabalho científico teoria e prática: para melhoria da ciência da informação na Universidade Federal da Paraíba
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos Junior, Alcemir dos
                                            [1] => Ribeiro, Josino de Carvalho
                                        )

                                    [subject] => Monitoria. ABNT. Trabalhos Acadêmicos.
                                    [description] => A metodologia científica vem ao longo dos anos sendo incorporada a grade curricular dos cursos de graduação, despertando assim no corpo discente o desejo de melhorar os seus trabalhos acadêmicos. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a disciplina é obrigatória no primeiro e segundo semestres, direcionando o corpo discente a desenvolver as competências requeridas para o bom desempenho de seus trabalhos científicos. O objetivo deste trabalho é apresentar o programa de monitoria do projeto de metodologia do trabalho científico da UFPB e identificar as dificuldades encontradas para realização dos trabalhos acadêmicos no que se refere à padronização dos mesmos segundo a ABNT. Os sujeitos da pesquisa correspondem ao corpo discente que são em sua maior parte alunos dos cursos de: Biblioteconomia, Administração, Arquivologia e Ciências Contábeis. Foi realizada pesquisa do tipo descritiva, através de coleta de dados, onde cada usuário identifica por meio de formulário suas principais dúvidas bem como as normas mais procuradas. A análise dos resultados encontrados demonstrou que a procura pela monitoria ocorre mais por discentes dos cursos de administração e biblioteconomia em fase final de seus trabalhos de conclusão de curso, sendo diagnosticado uma carência na normalização técnica de seus trabalhos. A partir dessa análise de dados constatou-se que os discentes precisam de mais incentivo e atenção em relação ao conhecimento das normas da ABNT, fazendo com o que a monitoria seja uma ferramenta de suma importância para comunidade acadêmica da UFPB.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
                                    [date] => 2014-08-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17555
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [1] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [2] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [3] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [4] => 2237-6658
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17555/14338
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
                                )

                        )

                )

        )

)