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                                    [description] => As bases da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no Brasil estão no trabalho em equipe, no diálogo entre profissionais de diferentes áreas e na pluralidade de conhecimentos, habilidades e atitudes, onde os atores envolvidos no processo compartilham mutuamente a preocupação com os cuidados referentes à saúde, prevenção e controle de doenças. A introdução dos Agentes de Saúde (ACS e ACE) nas equipes de Atenção Básica à Saúde, política pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitou levar ações básicas de saúde aos núcleos familiares, onde as pessoas são atendidas em suas residências, numa ação personalizada. Desse modo, é possível integrar indivíduos, famílias e comunidades, conectando-os aos serviços de saúde localizados nas proximidades de suas casas. Atualmente a desinformação no contexto da saúde coletiva é um grande desafio que os agentes de saúde precisam enfrentar entre outras tarefas diárias. O período da pandemia provocou a circulação de informações falsas sobre tratamentos e vacinas, levando a população a desacreditar nas formas efetivas de prevenção e controle da Covid-19, afetando outras situações como o controle vacinal e a prevenção de Arboviroses. Para realizarem um trabalho efetivo, os ACEs e ACSs deveriam passar por um processo de capacitação abrangente, com atualização de suas práticas nas dimensões da Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), incluindo ações de combate à desinformação, com uma orientação para a mediação junto às famílias sobre o risco da prática abusiva de comunicação “desinformativa”, notadamente no uso das redes sociais. A proposta do presente trabalho, é discutir sobre as ações de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) e a disseminação de desinformação no contexto da Saúde, com o objetivo de identificar as evidências atuais e compreender mecanismos de disseminação da desinformação no Brasil.
                                    [publisher] => Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS/CNPq
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