Array
(
    [responseDate] => 2025-04-02T19:41:55Z
    [request] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/65593
                            [datestamp] => 2025-04-01T16:52:37Z
                            [setSpec] => RFD:MLC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Práticas pedagógicas na educação infantil para formação do leitor: salas de leitura
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pimenta, Jussara Santos
                                            [1] => Spanhol, Ana Cristina
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => educação infantil
                                            [1] => sala de leitura
                                            [2] => formação de leitor
                                            [3] => leitura literária
                                            [4] => Early Childhood Education. Reading room. Reader training
                                            [5] => Educación Infantil. Sala de lectura. Formación de lectores.
                                        )

                                    [description] => O presente trabalho apresenta os resultados oriundos de pesquisa-ação realizada em uma escola de Educação Infantil em Porto Velho - RO, na qual foi identificada a falta do acesso aos livros e rotinas escolares que não promoviam a inserção das crianças no mundo da leitura. Diante da falta de bibliotecas, muitas instituições adotam as Salas de Leitura como um recurso pedagógico para implementar projetos que incentivam o hábito de ler, encontrando assim uma forma eficaz de dinamizar esse espaço e promover interações entre os diversos usuários. Para fundamentar a pesquisa e a abordagem frente a Sala de Leitura, foram utilizados os autores Corsino (2010), Travassos (2018), Morais (1996), Martins (2006), Balça; Azevedo; Barros (2017), Sandroni; Machado (1991), Souza e Santos (2011), Santos, Oliveira e Pereira (2022). A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação com intervenção pedagógica, enfocando uma abordagem qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal, situada na Zona Leste da cidade. Para a realização das ações, foram conduzidas entrevistas com professores e gestores escolares, além de atividades pedagógicas integradoras realizadas na Sala de Leitura com as crianças, o que possibilitaram a mudança não só da visão das professoras quanto a Sala de Leitura, mas também favoreceram um ambiente rico, criativo e repleto de imaginação para que as crianças pudessem se expressar, desenvolver o contato com os livros e seus processos de ensino e aprendizagem significativos.
                                    [publisher] => Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS/CNPq
                                    [date] => 2025-04-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/65593
                                            [1] => 10.9771/rfd.v8i0.65593
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Fontes Documentais; v. 8 n. 1 (2025): Revista Fontes Documentais (RFD) -  v.8, n.1, jan./dez., 2025 (Fluxo contínuo); e82253
                                            [1] => 2595-9778
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/65593/37088
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Jussara Santos Pimenta, Ana Cristina Spanhol
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)