Array
(
    [responseDate] => 2025-04-02T19:43:46Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufmg.br:article/55373
                            [datestamp] => 2025-03-26T15:59:56Z
                            [setSpec] => advances-kr:Articles
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Análise do uso do Whatsapp por pessoas idosas com baixa escolaridade 
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Eunice Ribeiro Moreira
                                            [1] => Corrêa, Fábio
                                            [2] => Dárlinton Barbosa Feres Carvalho
                                            [3] => Vinícius Figueiredo de Faria
                                            [4] => Presleyson Plínio de Lima
                                            [5] => Corrêa, Fábio
                                        )

                                    [description] => Objetivo: Analisar as dificuldades de pessoas idosas, com baixa escolaridade, em relação ao uso dos WhatsApp. Método: Por meio de uma abordagem qualitativa-quantitativa, e técnica experimental, esta pesquisa, de cunho aplicado-descritivo, analisou o uso do aplicativo com cinco pessoas idosas, pais e mães que fazem uso do WhatsApp a mais de dois anos. Resultado: Os resultados expressam que a baixa escolaridade não pode ser anunciada como o motivo determinante para a dificuldade no uso, pois aspectos relativos ao avanço da idade, de ordem física, psíquica, bem como social, não podem ser desconsiderados, haja vista que conformam a completude de características intrínsecas da pessoa idosa. Conclusões: A replicação desta pesquisa com pessoas idosas de escolaridade de nível superior em diante é sugestão de pesquisa futura, visando concluir ou inferir, de modo cumulativo, se a escolaridade se apresenta como um fator de entrave ao uso do WhatsApp.
                                    [publisher] => UFMG
                                    [date] => 2025-03-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55373
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Advances in Knowledge Representation; Vol. 5 No. 1 (2025): Tecnologia da Informação, Comunicação e Gestão do Conhecimento
                                            [1] => Fronteiras da Representação do Conhecimento; v. 5 n. 1 (2025): Tecnologia da Informação, Comunicação e Gestão do Conhecimento
                                            [2] => 3085-7589
                                        )

                                    [language] => eng
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55373/47838
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Eunice Ribeiro Moreira, Fábio Corrêa, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Vinícius Figueiredo de Faria, Presleyson Plínio de Lima
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)