Array
(
    [responseDate] => 2025-03-20T21:02:30Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/103500
                            [datestamp] => 2025-03-17T17:22:34Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:IAG
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Academic literacies and artificial intelligence: analyzing the simulation of scientific article comprehension through ChatGPT
                                            [1] => Letramentos acadêmicos e inteligência e artificial: analisando a simulação da compreensão do artigo acadêmico por meio do ChatGPT
                                        )

                                    [creator] => Silva, Danielly Thaynara da Fonseca
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Letramentos acadêmicos
                                            [1] => Artigo acadêmico
                                            [2] => ChatGPT
                                            [3] => Inteligência Artificial
                                            [4] => Academic literacies
                                            [5] => Academic article
                                            [6] => Artificial Intelligence
                                            [7] => ChatGPT
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Objective: Artificial intelligence (AI) has permeated various contexts, including academia, sparking debates about its potential and limitations in this context. This study aims to analyze the main characteristics of responses generated by the ChatGPT tool when prompted with questions about the composition of academic articles.
Methods: Adopting a descriptive and exploratory approach, this study focuses on interactions with ChatGPT. Five sequential prompts, presented in both Brazilian Portuguese and English, were designed to progressively increase in linguistic complexity.
Results: The analysis revealed that ChatGPT exhibits proficiency in synthesizing information and producing responses that align with academic conventions, highlighting its utility as a research support tool. However, the responses predominantly reflected a skills-based model, emphasizing technical aspects and the formal structure of academic writing—such as organizational clarity and methodological rigor—while neglecting the social and identity dimensions of academic authorship.
Conclusions: While the guidance provided by ChatGPT is valuable for understanding the technical aspects of academic article composition, it is essential for users to cultivate a critical awareness of writing practices. Recognizing the role of academic literacies is crucial for interpreting and constructing knowledge within the academic landscape.
                                            [1] => Objetivo: A inteligência artificial (IA) tem permeado vários contextos, inclusive o acadêmico, gerando debates sobre suas potencialidades e limitações neste domínio. O objetivo deste estudo é analisar as principais características das respostas geradas pela ferramenta ChatGPT a questionamentos sobre a composição de artigos acadêmicos.
Método: Este estudo utiliza uma abordagem descritiva e exploratória, centrada em consultas ao ChatGPT. Para tal, cinco prompts sequenciais foram colocados em português (brasileiro) e inglês, aumentando gradativamente a complexidade linguística.
Resultado: Após análise, o ChatGPT demonstra proficiência na síntese de informações e na articulação de respostas que aderem às convenções acadêmicas, mostrando sua utilidade como auxílio à pesquisa. No entanto, revelaram uma predominância do modelo baseado em habilidades, que enfatiza a técnica e a estrutura formal dos artigos, como a clareza na organização e a rigorosidade metodológica, mas careceu de uma abordagem que contemplasse as dimensões sociais e identitárias da escrita.
Conclusões: Embora as orientações oferecidas pelo ChatGPT sejam úteis para entender a elaboração de artigos acadêmicos, é crucial que os usuários desenvolvam uma compreensão crítica das práticas de escrita, reconhecendo a importância dos letramentos acadêmicos como uma lente essencial para interpretar e construir conhecimento no contexto acadêmico.
 
                                        )

                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2025-03-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                            [2] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103500
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2025.e103500
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 30 (2025): For diverse, equitable, inclusive, and accessible science; 1-26
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 30 (2025): Por una ciencia diversa, equitativa, inclusiva y accesible; 1-26
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 30 (2025): Por uma ciência diversa, equitativa, inclusiva e acessível; 1-26
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103500/59128
                                            [1] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103500/59057
                                            [2] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103500/59058
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Danielly Thaynara da Fonseca Silva
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)