Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 16
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1627
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => ChatGPT at the University of Perugia: Empowering Interaction Between Faculty and Students@en
                    [1] => ChatGPT na Universidade de Perugia: Potencializando a Interação entre Docentes e Discentes@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Objective: This article aimed to investigate how ChatGPT can enhance interaction between teachers and students at the University of Perugia, with a focus on the language learning process.
Method: The research was qualitative in nature and involved searching for articles on platforms such as Science Direct, Google Scholar, and SciELO. A questionnaire consisting of 17 questions in Italian was developed, addressing the use of ChatGPT and its relationship with education. This questionnaire was sent to 939 students through various WhatsApp groups on June 10th and remained open until June 18th, resulting in 40 responses. The participants included undergraduate, master´s, and doctoral students, aged between 19 and 36 years. After data collection, a content analysis (Bardin, 1977) was conducted, divided into two categories: the possibility of use as a pedagogical strategy and the impossibility of use.
Results: The analysis of the responses revealed that the use of ChatGPT has the potential to enhance conversational abilities, expand vocabulary in the target language, and correct essays and written texts in that language. However, challenges were also identified, such as excessive dependence on the tool, technological equity issues, and language standardization.
Conclusions: The study concluded that, according to the interpretation of Italian students, ChatGPT has pedagogical potential in the language learning process but faces significant challenges. Most students are unaware of the meaning of the acronym ChatGPT, suggesting an instrumental view of the tool. The role of the teacher is considered essential for effectively integrating artificial intelligence into quality education.@en
                    [1] => Objetivo: Este artigo teve como objetivo investigar como o ChatGPT pode potencializar a interação entre docentes e discentes na Universidade Degli Studi di Perugia, com foco no processo de aprendizagem de línguas.
Método: A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a busca de artigos em plataformas como Science Direct, Google Acadêmico e SciELO. Foi desenvolvido um formulário composto por 17 perguntas em italiano, abordando o uso do ChatGPT e sua relação com a educação. Esse formulário foi enviado a 939 alunos, através de diversos grupos de WhatsApp, em 10 de junho e permaneceu aberto até 18 de junho, resultando em 40 respostas. Os participantes incluíam estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com idades entre 19 e 36 anos. Após a coleta dos dados, realizou-se uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), dividida em duas categorias: possibilidade de uso como estratégia pedagógica e impossibilidade de uso.
Resultados: A análise das respostas revelou que o uso do ChatGPT tem o potencial de aprimorar a capacidade de conversação, ampliar o vocabulário na língua-alvo e corrigir redações e textos escritos nessa língua. No entanto, também foram identificados desafios, como a dependência excessiva da ferramenta, questões de equidade tecnológica e a padronização da língua.
Conclusões: O estudo concluiu que, segundo a interpretação dos estudantes italianos, o ChatGPT possui potencial pedagógico no processo de aprendizagem de línguas, mas enfrenta desafios significativos. A maioria dos alunos desconhece o significado do acrônimo ChatGPT, o que sugere uma visão instrumental da ferramenta. O papel do professor é considerado essencial para integrar a inteligência artificial de forma eficaz na educação de qualidade.
 @pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Paula Caldas Brognoli
                    [1] => Melissa Bertolini Rodrigues
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Chatgpt@en
                    [1] => Students@en
                    [2] => Brazilian university@en
                    [3] => Education@en
                    [4] => Italy@en
                    [5] => Chatgpt@pt
                    [6] => Estudantes do ensino mã©dio@pt
                    [7] => Universidade@pt
                    [8] => Educaã§ã£o@pt
                    [9] => Itã¡lia@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 30
                    [nr] => 
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-03-17
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5007/1518-2924.2025.e102135
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/102135
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/102135/59173
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)