Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 80
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 374
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Pedagogical practices in the literacy process in the First Republic (1889-1930)@en
                    [1] => As práticas pedagógicas no processo de alfabetização na Primeira República (1889-1930)@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Neste artigo examina-se as práticas pedagógicas no processo de alfabetização na Primeira República no Brasil, buscando-se pistas para compreender o papel dos métodos de ensino tendo em conta a sua historicidade; alfabetização que se foi limitada à decodificação de letras e palavras, expandiu-se para incluir a compreensão, interpretação e produção de textos. Visa-se analisar práticas e métodos de ensino nos processos da alfabetização como ferramenta política e nacionalizadora, que foi prevista nos documentos normativos no período, enfatizando-se identificar desafios e contributos para a concretização de uma educação de qualidade. Utiliza-se o método histórico na investigação, auxiliando-nos nas pesquisas bibliográfica e documental: na primeira, ao explorar-se concepções sobre alfabetização (Mortatti, 2004; Cagliari, 1999), estratégias de ensino (Delors, 1996; Roldão, 2009) e ideologias em relação à docência (Gadotti, 2006; Aranha, 2001); na segunda, referenciando registros educacionais e materiais pedagógicos a fim de compreender os contextos sociais, políticos e culturais que ecoaram nas práticas pedagógicas no Brasil: a análise das estratégias de ensino propostas na Primeira Conferência Interestadual de 1921 tomada como fonte histórica, revela a importância da inovação da prática pedagógica e da modernização do ensino que enfatiza a aprendizagem ativa, a contextualização dos conteúdos e a formação cívica. Evidencia-se a necessidade de aprimorar métodos de ensino e a colaboração entre as esferas federal e estadual para erradicar o analfabetismo; trajetória da alfabetização como processo de transformação constante influenciado por mudanças sociais, culturais e legislativas, que aponta para a sua evolução em função das necessidades e desafios no universo da escola.@pt
                    [1] => This article examines pedagogical practices in the literacy process in the First Republic in Brazil, seeking clues to understand the role of teaching methods taking into account their historicity; Literacy, which was limited to decoding letters and words, has expanded to include understanding, interpreting and producing texts. The aim is to analyze teaching practices and methods in literacy processes as a political and nationalizing tool, which was foreseen in the normative documents in the period, emphasizing identifying challenges and contributions to the achievement of quality education. The historical method is used in the investigation, helping us with bibliographic and documentary research: in the first, by exploring concepts about literacy (Mortatti, 2004; Cagliari, 1999), teaching strategies (Delors, 2006; Roldão, 2009) and ideologies in relation to teaching (Gadotti, 2006; Aranha, 2001); in the second, referencing educational records and pedagogical materials in order to understand the social, political and cultural contexts that echoed pedagogical practices in Brazil: the analysis of the teaching strategies proposed at the First Interstate Conference of 1921 taken as a historical source, reveals the importance of innovation in pedagogical practice and the modernization of teaching that emphasizes active learning, the contextualization of content and civic training. There is a clear need to improve teaching methods and collaboration between the federal and state levels to eradicate illiteracy; literacy trajectory as a process of constant transformation influenced by social, cultural and legislative changes, which points to its evolution depending on the needs and challenges in the school universe.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Marcia Ellen Moraes dos Santos Lemos
                    [1] => Samuel Luis Velázquez Castellanos
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Pedagogical practices@en
                    [1] => Literacy@en
                    [2] => First republic@en
                    [3] => Práticas pedagógicas@pt
                    [4] => Alfabetização@pt
                    [5] => Primeira república@pt
                    [6] => Prátocas pedagógicas@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 24
                    [nr] => 1
                    [year] =>  2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-02-20
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.18764/2526-6160v24n1e24555
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24555
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24555/13597
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                        )

                )

        )

)