Array
(
    [responseDate] => 2025-02-18T19:23:16Z
    [request] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:www.seer.ufal.br:article/17838
                            [datestamp] => 2025-02-08T02:23:10Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cir:REL+PESQ
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Information architecture in educational systems: contributions of evaluation of data visualization property
                                            [1] => Arquitetura da informação em sistemas educacionais: contribuições da avaliação da propriedade de visualização de dados
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dias, Júnio Soares
                                            [1] => Dias, Célia da Consolação
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => knowledge organization
                                            [1] => information organization
                                            [2] => information architecture
                                            [3] => data visualization
                                            [4] => evaluation and inspection methods
                                            [5] => organização do conhecimento
                                            [6] => organização da informação
                                            [7] => arquitetura da informação
                                            [8] => visualização de dados
                                            [9] => métodos de avaliação e inspeção
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This study aimed to investigate the organization of information in digital information environments through the evaluation using five different methods. Additionally, a comparative analysis of the results of the methods was conducted in conjunction with Information Architecture concepts. The established methodology consisted of four stages and was designed to ensure the usability quality of data visualization in a system supporting teaching, research, and extension activities. In the first stage, an inspection with experts was performed using Nielsen's heuristics and a usability observation test, followed by user interviews. In the second stage, the Semiotic Inspection Method was applied with experts, along with the Communicability Evaluation Method with users. Subsequently, a heuristic inspection of data visualization was conducted with experts in the third stage. Moving forward, in the fourth stage, a contrast was developed between evaluation and inspection methods in three consecutive moments through Content Analysis, comprising pre-analysis, material exploration, and results treatment steps. The three moments of Content Analysis development reflect distinct periods of results processing through the analysis of the mapping of attributes' absence related to findability in Information Architecture. This final stage identified the types of expected results and the method selection according to the evaluator's project objective. Thus, the contrast between methods provided insight into the types of results expected in data visualization evaluation as a contribution to organizing information in educational information environments
                                            [1] => Este estudo objetivou investigar a organização da informação em ambientes informacionais digitais pela avaliação, por meio de cinco métodos distintos. Além deles, utilizou-se a análise comparativa dos resultados dos métodos em conjunto com os conceitos da Arquitetura da Informação. A metodologia estabelecida foi realizada em quatro etapas, e elaborada para a propriedade de qualidade de uso da visualização de dados, em um sistema de apoio ao ensino. Na primeira etapa, foi efetuada uma inspeção com especialistas pelas heurísticas de Nielsen e um teste de observação de uso, seguido de entrevistas com usuários. Na segunda etapa, aplicou-se o Método de Inspeção Semiótica, com especialistas, e o Método de Avaliação da Comunicabilidade com usuários. Posteriormente, uma inspeção heurística de visualização de dados foi conduzida com especialistas na terceira etapa. Em prosseguimento, na quarta etapa, desenvolveu-se o contraste entre os métodos de avaliação e inspeção, pela Análise de Conteúdo, que possui os seguintes passos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os momentos de desenvolvimento da Análise de Conteúdo refletem os períodos distintos de tratamento dos resultados desse processo, por meio da análise do mapeamento da ausência dos atributos destinados à encontrabilidade na Arquitetura da Informação. Essa última etapa identificou os tipos de resultados previstos e a escolha do método conforme o objetivo do projetista avaliador. Assim, o contraste entre os métodos proporcionou a identificação sobre os tipos de resultados a serem esperados na avaliação de visualização de dados como aporte à organização da informação em ambientes informacionais educacionais.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Alagoas
                                    [date] => 2025-02-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/17838
                                            [1] => 10.28998/cirev.2025v12e17838
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação em Revista; v. 12 (2025): Publicação contínua; e17838 
                                            [1] => 2358-0763
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/17838/12581
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)