Array
(
    [responseDate] => 2025-03-20T21:00:09Z
    [request] => https://revistas.ufpr.br/atoz/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/95344
                            [datestamp] => 2025-02-28T00:26:19Z
                            [setSpec] => atoz:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Periódicos brasileños en Educación: adhesión a principios de transparencia y buenas prácticas
                                            [1] => Periódicos brasileiros em Educação: adesão a princípios de transparência e boas práticas
                                            [2] => The adherence of Brazilian Education journals to transparency and good practice principles: adesão a princípios de transparência e boas práticas
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gulka, Juliana Aparecida
                                            [1] => Silveira, Lúcia da
                                            [2] => Lucas, Elaine Rosângela de Oliveira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Scholarly publishing
                                            [1] => Ethics of Science
                                            [2] => Journals
                                            [3] => Editorial policy.
                                            [4] => Editoração científica
                                            [5] => Ciência Aberta
                                            [6] => Ética editorial
                                            [7] => Transparência editorial
                                            [8] => Boas práticas editoriais.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Introdução: o objetivo da pesquisa foi mapear como os periódicos brasileiros da área de Educação, indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ), atendem aos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, documento composto por 16 princípios e elaborado pelo DOAJ, COPE, OASPA e WAME e publicado em língua portuguesa em 2018. Método: as revistas analisadas foram obtidas através da extração de metadados do DOAJ, aplicado o filtro em publicações brasileiras da área de Educação, totalizando um corpus de análise composto por 60 periódicos científicos. Para o mapeamento dos periódicos analisados, os 16 princípios foram desdobrados em 34 indicadores, que nortearam a coleta de dados nos sites destes periódicos. Resultados: os resultados apontaram que os periódicos brasileiros de Educação indexados no DOAJ, apresentam dificuldades para atender aos princípios relacionados com o arquivamento digital, a alegação de condutas impróprias e ética na publicação. Por outro lado, apresentam bom desempenho em relação à propriedade e gerenciamento, órgão diretivo, cronograma de publicação, acesso e fontes de receita. Conclusão: de modo geral, a pesquisa apontou que ainda há necessidade de os periódicos da área de Educação trabalharem melhor os princípios de transparência e boas práticas apresentados, buscando sua adequação e cumprimento.
                                            [1] => Introdución: el objetivo de la investigación fue mapear cómo las revistas brasileñas del área de Educación, indexadas en el Directorio de Revistas de Acceso Abierto (DOAJ), cumplen con los Principios de Transparencia y Buenas Prácticas en Publicaciones Académicas, documento compuesto por 16 principios y elaborado por DOAJ, COPE, OASPA y WAME y publicado en portugués en 2018. Método: las revistas analizadas se obtuvieron mediante la extracción de metadatos del DOAJ, aplicando el filtro en publicaciones brasileñas en el área de Educación, totalizando un corpus de análisis compuesto por 60 revistas científicas. Para mapear las revistas analizadas, los 16 principios se desglosaron en 34 indicadores, que guiaron la recopilación de datos en los sitios web de estas revistas. Resultados: los resultados mostraron que las revistas brasileñas de Educación indexadas en el DOAJ presentan dificultades en el cumplimiento de los principios relacionados con el archivo digital, la denuncia de conductas inapropiadas y la ética en la publicación. Por otro lado, funcionan bien en relación con la propiedad y la gestión, el órgano rector, el calendario de publicaciones, el acceso y las fuentes de ingresos. Conclusión: en general, la investigación mostró que aún existe la necesidad de que las revistas del área de Educación trabajen mejor los principios de transparencia y buenas prácticas presentados, buscando su adecuación y cumplimiento.
                                            [2] => Introduction: the objective of the research was to map how Brazilian journals in the field of Education, indexed in the Directory of Open Access Journals (DOAJ), comply with the Principles of Transparency and Good Practices in Academic Publishing, a document composed of 16 principles and elaborated by DOAJ, COPE, OASPA and WAME and published in Portuguese in 2018. Method: the journals analyzed were obtained through DOAJ metadata extraction, applying the filter on Brazilian publications in the area of Education, totaling a corpus of analysis composed of 60 scientific journals. To map the analyzed journals, the 16 principles were broken down into 34 indicators, which guided the data collection from these journals' websites. Results: the results pointed out that the Brazilian journals of Education indexed in DOAJ have difficulties in meeting the principles related to digital archiving, the allegation of misconduct and ethics in publishing. On the other hand, they perform well in relation to ownership and management, governing body, publication schedule, access, and revenue sources. Conclusions: overall, the research indicated that there is still a need for journals in the field of Education to work better on the principles of transparency and good practices presented, seeking their adequacy and compliance.
                                        )

                                    [publisher] => Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
                                    [date] => 2025-02-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artículo evaluado por pares
                                            [3] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/95344
                                            [1] => 10.5380/atoz.v13i0.95344
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; Vol. 13 (2024); 1 - 13
                                            [1] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; Vol. 13 (2024); 1 - 13
                                            [2] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 13
                                            [3] => 2237-826X
                                            [4] => 10.5380/atoz.v13i0
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/95344/74684
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)