Array
(
    [responseDate] => 2025-02-18T19:21:59Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63669
                            [datestamp] => 2025-02-04T18:08:21Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => DISCURSOS DIGITAIS DO POETA CONTEMPORÂNEO PEDRO GABRIEL
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => dos Santos Carvalho, Débora Hévila
                                            [1] =>  Fernandes dos Santos, Sidnay
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article focuses on the poetic speech of Pedro Antônio Gabriel Anhorn materialized on his Instagram profile @eumechamoantônio. His works are poems constructed through the interaction between image and word, both drawn on napkins and posted on social media. The general objective of the research was to analyze the characteristics present in the digital discourse of the poet Pedro Gabriel's social network (Instagram). And specifically: i) understand Pedro Gabriel's poems from a linguistic-discursive point of view, considering materialization supports as producers of meaning in a given historical-social situation and ii) Reflect on the impact of the web on contemporary literary production that uses social networks in its creation process. This research is qualitative, based on the French Discourse Analysis (DA) methodology. Through this methodology, the study paths are characterized by a constant “back and forth” between theory and analysis, in which the relationship between description and interpretation prevails, through bibliographical research and interpretation of the selected corpus (discursive analysis). Among the main concepts and theories in dialogue in the research, the following stand out: Marie-Anne Paveau (2021) and Pierre Lévy (2011) for the discussion, respectively, on digital discourse and cyberculture.
                                            [1] => O presente artigo tem como objeto o discurso poético de Pedro Antônio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as características presentes no discurso digital da rede social (Instagram) do poeta Pedro Gabriel. E especificamente: i) compreender os poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e ii) Refletir sobre o impacto da web na produção literária contemporânea que utiliza as redes sociais no seu processo de criação. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação do corpus selecionado (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura.
 
                                        )

                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2025-02-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/63669
                                            [1] => 10.61358/policromias.2024.v9n3.63669
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 9 n. 3 (2024)
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.2024.v9n3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/63669/42681
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)