Array
(
    [responseDate] => 2025-02-18T19:23:10Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6713
                            [datestamp] => 2024-07-23T19:22:04Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ARTC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Open governmental data modeling for mapping similar school networks in the Microregion of Salvador - Bahia
                                            [1] => Modelado de datos gubernamentales abiertos para mapeo de redes de escuelas similares en la Microrregión de Salvador - Bahía.
                                            [2] => Modelagem de dados governamentais abertos para mapeamento de redes de escolas similares na Microrregião de Salvador - Bahia
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santana de Ávila Goulart, Eneida
                                            [1] => Kelly Gomes Carneiro, Tereza 
                                            [2] => Luiz Souza Monteiro, Roberto
                                            [3] => Bomfim Lessa dos Santos, Bruna
                                            [4] => BRUNA
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => dados abertos governamentais
                                            [1] => governança educacional
                                            [2] => visualização da informação; análise de redes complexas
                                            [3] => análise de redes complexas
                                            [4] => rede municipal de ensino – Salvador/Bahia
                                            [5] => escolas similares
                                            [6] => Dados abertos governamentais
                                            [7] => analise de redes
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Introduction: The aim of this study is to represent similar schools located in the urban locality of the Microregion of Salvador - Bahia, to identify possible paths for collaboration among them, using the Technical Note "Profile of Similar Schools" 2014 from INEP as a basis. Methodology: Social network analysis and modeling from open governmental data were employed to investigate the interconnection between schools, considering their similar characteristics and educational indicators. Results: The open data includes information on school performance and socioeconomic levels, processed and analyzed through algorithms and the development of specific software. The study resulted in the web visualization of a multidimensional network, with several possibilities for analysis, showing that, out of the 408 schools, each one establishes connections with at least 70 other schools on average. Conclusion: This interconnection suggests the trend of schools to share similar features, offering potential to promote collaboration and sharing of resources and successful educational practices, contributing to better governance in education in the region.
                                            [1] => O objetivo deste estudo é representar as escolas similares situadas na localidade urbana da Microrregião de Salvador - Bahia, de modo a identificar possíveis caminhos para colaboração entre elas, utilizando como base a Nota Técnica “Perfil das Escolas Similares” 2014 do INEP. Metodologia: Empregou-se a análise de redes sociais e a modelagem a partir de dados abertos governamentais para investigar a interconexão entre as escolas, considerando suas características semelhantes e indicadores educacionais. Resultados: Os dados abertos englobam informações sobre desempenho escolar e níveis socioeconômicos, processados e analisados por meio de algoritmos e do desenvolvimento de um software específico. O estudo resultou na visualização web de uma rede multidimensional, com diversas possibilidades de análise, evidenciando que, das 408 escolas, cada uma estabelece conexões com pelo menos 70 outras escolas em média. Conclusão: Essa interconexão sugere a tendência das escolas em compartilhar características semelhantes, proporcionando potencial para promover colaboração e compartilhamento de recursos e práticas educacionais bem-sucedidas, contribuindo para uma melhor governança na educação na região.
                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2024-07-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                            [5] => Texto
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/6713
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v53i.6713
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 53 (2024): Número Especial: dossiê temático do VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (Widat)
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 53 (2024): Número Especial: dossiê temático do VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (Widat)
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 53 (2024): Número Especial: dossiê temático do VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (Widat)
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/6713/6739
                                    [coverage] => Bahia
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Eneida Santana de Ávila Goulart, Tereza  Kelly Gomes Carneiro, Roberto Luiz Souza Monteiro, Bruna Bomfim Lessa dos Santos
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)