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                                    [title] => A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’
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                                    [description] => Examina a influência da teoria do crescimento de John Dewey nas discussões sobre letramento informacional, partindo da possibilidade de estudar o letramento informacional como problema filosófico. Para atingir os objetivos, procura caracterizar o letramento informacional, referindo-se a estudos acerca do tema, em especial os de Kelley Gasque e Marcus Vinícius da Cunha. No pensamento de Dewey, as referências são os livros Democracia e Educação (1916) e Como Pensamos (1933). Na medida em que boa parte dos estudos sobre letramento informacional destacam o ‘aprendizado ao longo da vida’ (lifelonglearning) e o ‘aprender a aprender’ (learn to learn), é preciso que se examinem os fundamentos e o significado preciso dessas expressões. Pode ser observado que, além do que Gasque e Cunha reconhecem, não apenas a teoria do pensamento reflexivo, de Dewey, é importante para o letramento informacional, como também, e principalmente, sua teoria sobre o crescimento. Conclui-se que há uma ligação entre a teoria do crescimento como ‘aprender a aprender’, a adaptação entre indivíduo e meio e os fundamentos conceituais expressos nos estudos sobre o que se tem denominado letramento informacional.
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                                    [rights] => Copyright (c) 2017 José Claudio Morelli Matos, Khaterin Ferreira
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