Array
(
    [responseDate] => 2025-02-18T18:58:43Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1121
                            [datestamp] => 2019-04-05T16:35:05Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ARTC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Uso de estratégias metacognitivas na leitura do indexador
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Neves, Dulce Amelia de Brito
                                            [1] => Dias, Eduardo Wense
                                            [2] => Pinheiro, Ângela Maria Vieira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Análise de assunto
                                            [1] => Leitura
                                            [2] => Estratégias metacognitivas
                                        )

                                    [description] => 
A pesquisa objetivou identificar semelhanças e divergências no uso das seguintes estratégias metacognitivas entre leitores proficientes indexadores e não-indexadores: incompreensão monitorada, construção de hipótese, relação de informações entre sentenças e parágrafos, pergunta-resposta, elaboração mental de resumo, juízo de valor, repetição e evocação. O método utilizado foi o protocolo verbal, que possibilita a obtenção de relatos individuais da própria cognição durante a execução de uma tarefa ou à medida que esteja sendo relembrada.
A leitura de dois textos foi aplicada a sete indexadores e a sete sujeitos do grupo-controle. Os resultados demonstram que os indexadores lêem de modo semelhante aos sujeitos do grupo-controle, divergindo apenas em relação às estratégias de elaboração de resumo. Também foi testada uma questão metodológica relacionada ao texto, em sua condição marcada e não marcada. Conclui-se pela necessidade de se introduzir formalmente o ensino de estratégias metacognitivas no treinamento de leitura do indexador.

Palavras-chave
Análise de assunto. Estratégias metacognitivas. Leitura. 


                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2007-07-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                            [5] => Análise de protocolo verbal
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => text/html
                                            [1] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1121
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v35i3.1121
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 35 No. 3 (2006)
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 35 Núm. 3 (2006)
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 35 n. 3 (2006)
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v35i3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1121/1259
                                            [1] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1121/1260
                                            [2] => 10.18225/ci.inf.v35i3.1121.g1259
                                            [3] => 10.18225/ci.inf.v35i3.1121.g1260
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2007 Dulce Amelia de Brito Neves, Eduardo Wense Dias, Ângela Maria Vieira Pinheiro
                                )

                        )

                )

        )

)