Array
(
    [responseDate] => 2025-02-18T18:57:39Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/1016
                            [datestamp] => 2016-03-04T20:45:07Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ARTC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Information literacy: princípios, filosofia e prática
                                    [creator] => Dudziak, Elisabeth Adriana
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Information literacy
                                            [1] => Competência em informação
                                            [2] => Alfabetização informacional
                                            [3] => Biblioteca aprendente
                                            [4] => Bibliotecário educador
                                            [5] => Sociedade de aprendizagem
                                            [6] => Habilidades informacionais.
                                        )

                                    [description] => Surgida na literatura em 1974, a information literacy liga-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento. A information literacy é a própria essência da competência em informação. O objetivo deste trabalho é definir a information literacy a partir do entendimento do conceito, objetivos e práticas relacionadas, com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Inicialmente, apresenta-se a evolução do conceito segundo um referencial histórico. Examina-se a information literacy enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado. Define-se a expressão, suas características e objetivos. Discutem-se diferentes concepções de information literacy, segundo três referenciais: informação, conhecimento e aprendizado. Em seguida, são elencados pontos relevantes de atuação de bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma educação voltada para a information literacy. Explorando a information literacy education, evidencia-se a necessidade de construção de um novo paradigma educacional ante a sociedade atual que incorpore a competência em informação.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2003-05-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v32i1.1016
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 32 No. 1 (2003)
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 32 Núm. 1 (2003)
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 32 n. 1 (2003)
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v32i1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v32i1.1016.g1071
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 1969 Elisabeth Adriana Dudziak
                                )

                        )

                )

        )

)