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                                    [description] => Existe uma relação direta entre qualidade e informação. As empresas, basicamente, são um sistema de informação, devendo gerir o conhecimento necessário para o sucesso do seu negócio. Representa grande desafio para as empresas estabelecer um nível de organização que permita às suas funções e processos agirem de forma sincronizada em direção ao objetivo maior da empresa: ofertar produtos e serviços que possam atender aos requisitos do mercado, proporcionando os resultados desejados.

O conceito de gestão da qualidade, ou qualidade total, é bastante conhecido, e muitas empresas têm procurado implementar esse modo de organização. Saber que atender a requisitos de clientes é de vital importância para a empresa não se discute. A questão que se coloca é: como ? A empresa deve, de acordo com sua estratégia de ação, definir um tipo de organização que possibilite a melhor forma de transformar os recursos agregando valor aos produtos. A gestão da qualidade representa o meio para as empresas introduzirem o conhecimento necessário ao seu negócio para alcançar seus objetivos. A informação se constitui no insumo vital do sistema da qualidade.

Este artigo apresenta uma análise de como implementar um sistema da qualidade, utilizando o conceito de gestão da informação e estabelecendo a estreita relação dos dois assuntos. Basicamente, discorre sobre como usar a informação para sincronizar os vários elementos da empresa para atingir seus objetivos. É fundamentado na experiência do autor no Núcleo Regional de Informação Tecnológica do Espírito Santo (Nites), sediado no Instituto Euvaldo Lodi IEL-ES, e na implementação de sistemas de qualidade em várias empresas.
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                                    [rights] => Copyright (c) 1969 Luciano Raizer Moura
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