Array
(
    [responseDate] => 2025-01-31T07:11:51Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/72551
                            [datestamp] => 2025-01-29T23:27:33Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A  invisibilidade de bibliotecas e bibliotecários nas escolas cidadãs integrais no Estado da Paraiba
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gomes de Andrade, Jadylma Cleia 
                                            [1] =>  Toscano Galdino de Carvalho, Ediane
                                            [2] =>  Batista do Nascimento, Genoveva
                                            [3] =>  Toscano Galdino dos Santos, Edilene
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Comprehensive Citizen Schools (ECI) in the state of Paraíba, reflecting a reality in the Paraíba State Department of Education, highlighting the existence of legislation that supports the professional and makes the presence of libraries mandatory in all educational institutions in Brazil.  The absence of a public competition for librarians in Paraíba indicates an imbalance between legislation and practice, given the creation of the Integral Education Programme, which includes Integral Citizen Schools, as recommended by the New Secondary Education Law in the country. This is an exploratory study, combining quantitative and qualitative approaches, which made it possible to gather significant data on the shortage of these professionals in ECIs. The results indicate that this situation has a negative impact on the labour market and on students' educational training. The study reinforces the need for concrete action on the part of the competent authorities to bring the professional staff at ECIs into line with current legislation and contemporary educational requirements. It concludes that there is a lack of librarians in ICEs and no future prospects for changing this reality, making this issue visible in order to press for structural changes and effective public policies. The relevance of this topic lies in continuing to explore this issue and promoting dialogues aimed at raising awareness among the relevant authorities.
                                            [1] => O artigo investiga a existência de bibliotecas e bibliotecários nas Escolas Cidadãs Integral (ECI) do Estado da Paraíba refletindo uma realidade na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com destaque para existência de legislações que amparam o profissional e torna obrigatória a presença de bibliotecas em todas as instituições de ensino do Brasil.  A ausência de concurso público para bibliotecários na Paraíba indica o desequilíbrio entre a legislação e a prática, tendo em vista a criação do Programa de Educação Integral que contempla as Escolas Cidadãs Integrais conforme recomendação da Lei Novo Ensino Médio no país. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, combinando as abordagens quantitativa e qualitativa que permitiram analisar dados sobre a carência desses profissionais nas ECI. Os resultados indicam que essa situação impacta de forma negativa no mercado de trabalho e na formação educacional dos estudantes. O estudo reforça a necessidade de ações concretas por parte das autoridades competentes para adequar o quadro de profissionais das ECI à legislação vigente e às exigências educacionais contemporâneas. Conclui-se que existe ausência de bibliotecários nas ECI e a inexistência de perspectivas futuras para modificar essa realidade, visibilizando esse tema para pressionar por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas. A relevância desse tema reside no sentido de continuar explorando essa temática e promovendo diálogos que visem sensibilizar as autoridades competentes por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2025-01-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/72551
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 20 n. 4 (2024): Biblionline; 86-102
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/72551/40994
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Jadylma Cleia Gomes de Andrade, Ediane Toscano Galdino de Carvalho, Genoveva Batista do Nascimento, Edilene Toscano Galdino dos Santos
                                )

                        )

                )

        )

)