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                    [2] => Analisando sentimentos no Tripadvisor: a voz do consumidor como parâmetro decisório na medição da qualidade da informação em museus@pt
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                    [0] => The aim of this article is to identify parameters that assist museum managers in measuring the quality of information of their institutions. For this, 1,900 portuguese-language reviews were recovered from September 2017 to October 2019 posted on the TripAdvisor platform, referring to the Museu do Amanhã, located in Rio de Janeiro - RJ.  From a content analysis, reviews not related to the theme "museal information" were excluded, leaving 701 comments. Through the iFeel web system, 18 different methods of sentiment analysis were rotated and assertiveness tests were applied in each of them. The Umigon method was considered the most appropriate in the categorization of positive, negative and neutral opinions for the database worked. The greater number of negative feelings about the quality of information in the Museu do Amanhã relates to misinformed employees, disorganized institutional information and the absence of internal signaling. Regarding positive feelings, it was noticed that the relevance of information transmitted by the main exposure and the high levels of interactivity for retrieving information from the collection were the main favorors. The results also allowed the construction of parameters that can guide decision makers of several other museums regarding the theme quality of information.@en
                    [1] => O objetivo deste artigo é identificar parâmetros que auxiliem gestores de museus na medição da qualidade da informação de suas instituições. Para isso, foram recuperadas 1900 avaliações em língua portuguesa, de setembro de 2017 a outubro de 2019 postadas na plataforma TripAdvisor, referentes ao Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro – RJ.  A partir de uma análise de conteúdo foram excluídas as avaliações não relacionadas ao tema “informação museal”, restando 701 comentários. Através do sistema web iFeel, foram rodados 18 métodos diferentes de análise de sentimento e aplicados testes de assertividade em cada um deles. O método Umigon foi considerado o mais adequado na categorização de opiniões positivas, negativas e neutras para o banco de dados trabalhado. O maior número de sentimentos negativos a respeito da qualidade da informação no Museu do Amanhã relaciona-se a funcionários mal informados, a informação institucional desorganizada e a ausência de sinalização interna. Em se tratando de sentimentos positivos, percebeu-se que a relevância da informação transmitida pelas exposições e os altos níveis de interatividade para recuperação de informações do acervo foram os maiores favorecedores. Os resultados possibilitaram, ainda, a construção de parâmetros que poderão nortear tomadores de decisão de diversos outros museus quanto a temática qualidade da informação.@pt
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