Array
(
    [responseDate] => 2025-01-07T14:56:41Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/50255
                            [datestamp] => 2023-07-31T23:33:43Z
                            [setSpec] => ies:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The dimensions of information literacy: privileging rights and reducing the social vulnerability
                                            [1] => Las dimensiones de la alfabetización informacional: privilegiar los derechos y minimizar la vulnerabilidad social.
                                            [2] => As dimensões da competência em informação: privilegiando direitos e minimizando a vulnerabilidade social
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Brito, Tânia Regina de
                                            [1] => Vitorino, Elizete Vieira 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Information literacy
                                            [1] => Dimensions of information literacy
                                            [2] => Social vulnerability
                                            [3] => Learning throughout life
                                            [4] => Competencia informativa
                                            [5] => Dimensiones de la alfabetización informacional
                                            [6] => Vulnerabilidad social
                                            [7] => El aprendizaje permanente
                                            [8] => Competência em informação
                                            [9] => Dimensões da competência em informação
                                            [10] => Vulnerabilidade social
                                            [11] => Aprendizado ao longo da vida
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article proposes reflections about the information literacy and its dimensions, presenting an approach and connection with the studies about social vulnerability, trying to understand the multidimensionality of both. It brings, as a possibility, to privilege rights and to reduce the social vulnerability using the dimensions of information literacy and information education. It refers to a theoretical foundation part of a master research, constructed from a bibliographic study, using CAPES journal and data from Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). The selection standards established were: articles about the information literacy concept, its progress, aspects, dimensions of information literacy, relation between information literacy and mediation information and information literacy as a mediator of the democratization of information and reduction of social vulnerability. It presents a summary of the aspects of social vulnerability in the technical, aesthetic, ethical and political dimensions. It considers that the development of information literacy presents potential to reduce multiple vulnerabilities, in special, the information one. It extends, in this way, the social and professional possibilities for vulnerable people.
                                            [1] => O artigo propõe reflexões sobre a competência em informação e suas dimensões, apresentando uma aproximação e conexão possível com os estudos acerca da vulnerabilidade social, buscando compreender a multidimensionalidade de ambas. Traz como possibilidade, privilegiar direitos e minimizar a vulnerabilidade social pela via das dimensões da competência em informação e da educação para a informação. Refere-se ao recorte da fundamentação conceitual de uma pesquisa de mestrado, construída a partir de um estudo bibliográfico, utilizando-se o Portal de Periódicos da CAPES e da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os critérios de seleção estabelecidos foram: artigos que abordassem o conceito de competência em informação, a sua evolução, características, dimensões da competência em informação, relação entre competência em informação e mediação da informação, competência em informação enquanto mediadora da democratização da informação e da minimização da vulnerabilidade social. Apresenta um resumo das características da vulnerabilidade social nas dimensões técnica, estética, ética e política. Considera, por fim, que o desenvolvimento da competência em informação apresenta potencial de minimizar vulnerabilidades múltiplas, em especial, a vulnerabilidade em informação. Amplia-se, desta forma, as possibilidades sociais, profissionais e de crescimento das pessoas vulneráveis.
                                            [2] => O artigo propõe reflexões sobre a competência em informação e suas dimensões, apresentando uma aproximação e conexão possível com os estudos acerca da vulnerabilidade social, buscando compreender a multidimensionalidade de ambas. Traz como possibilidade, privilegiar direitos e minimizar a vulnerabilidade social pela via das dimensões da competência em informação e da educação para a informação. Refere-se ao recorte da fundamentação conceitual de uma pesquisa de mestrado, construída a partir de um estudo bibliográfico, utilizando-se o Portal de Periódicos da CAPES e da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os critérios de seleção estabelecidos foram: artigos que abordassem o conceito de competência em informação, a sua evolução, características, dimensões da competência em informação, relação entre competência em informação e mediação da informação, competência em informação enquanto mediadora da democratização da informação e da minimização da vulnerabilidade social. Apresenta um resumo das características da vulnerabilidade social nas dimensões técnica, estética, ética e política. Considera, por fim, que o desenvolvimento da competência em informação apresenta potencial de minimizar vulnerabilidades múltiplas, em especial, a vulnerabilidade em informação. Amplia-se, desta forma, as possibilidades sociais, profissionais e de crescimento das pessoas vulneráveis.
                                        )

                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2023-07-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50255
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 32 (2022)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 32 (2022)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 32 (2022)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50255/38361
                                    [rights] => Copyright (c) 2022 Informação & Sociedade: Estudos
                                )

                        )

                )

        )

)