Array
(
    [responseDate] => 2023-12-17T23:58:23Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/25999
                            [datestamp] => 2023-12-17T23:58:23Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Cognitive trajectories underlying the process of searching and using information: fundamentals and transversalities
                                            [1] => Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Varela, Aida
                                            [1] => Barbosa, Marilene Lobo Abreu
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da informação
                                            [1] => Ciências cognitivas
                                            [2] => Processos de recuperação e uso da informação
                                            [3] =>  Competência Informacional
                                            [4] => Information science
                                            [5] => Cognitive sciences
                                            [6] => Processes of retrieval and information use
                                            [7] => Information Skills
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The text analyzes the possible trajectories resulting from the cognitive process of searching and using information identified through studies of the intersection of Cognitive Sciences with Information Science, in the perspective of knowledge construction, arguing the applicability of cognitive studies in the search, retrieval and information use, besides the relationship of the persons involved in these processes in order to extend understanding of informational phenomena that occur in the dynamics of information transfer. It presents in contiguity of knowledge and needs, the main representatives of current cognitive education, as a substrate for recovery processes,  understanding,  critical  reflection  and essential  to the  construction  of  scientific knowledge, especially in the domain of various  reading levels and the  development of skills to searching and use information.
                                            [1] => Analisam-se as possíveis trajetórias cognitivas decorrentes do processo de busca, recuperação e uso da informação, no âmbito da educação e na inter-relação desta com a ciência da informação, na perspectiva da construção do conhecimento, demonstrando a aplicabilidade dos estudos cognitivos neste processo, abrangendo a relação dos sujeitos intervenientes, no sentido de ampliar a compreensão dos fenômenos informacionais, que ocorrem na dinâmica da transferência da informação, considerando que esta é um ato pedagógico. Apresentam-se por contiguidade de conhecimentos e necessidades, os principais representantes das correntes cognitivas educacionais, como substrato aos processos de recuperação, compreensão, reflexão e criticidade essenciais à construção do conhecimento científico, com destaque para o domínio dos vários níveis de leitura e o desenvolvimento de competências para buscar e usar a informação.
                                        )

                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2012-08-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p142
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p142
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial -  v. 17, n.  esp. 1 (2012); 142-168
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial -  v. 17, n.  esp. 1 (2012); 142-168
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial -  v. 17, n.  esp. 1 (2012); 142-168
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p142/22730
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2012 Aida Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)