Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:20:08Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/60215
                            [datestamp] => 2021-09-04T13:55:29Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A biblioteca universitária na formação de professores: uso de fontes de informação e a pesquisa científica
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
                                            [1] => Conde Cabral, Francine 
                                            [2] => Ieggle, Lays 
                                            [3] => Macedo Müller, Jéssica Paola 
                                            [4] => Valerim, Patricia 
                                            [5] => Saldanha, Patrícia 
                                            [6] => Graciano Martins, Luziane 
                                            [7] => Clavé Eufrásio, Sabrina 
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This study analyzes the use of digital and electronic resources in teacher’s formation in three university libraries: the Federal University of Rio Grande do Sul, the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, and the University of Passo Fundo. The interrelationships between culture and education, and the personal ability to understand and adapt to the new emerging culture happens in cyberspace through the virtualization of the information. In this paper we investigate whether the electronic resources of information are elements that enhance the didactic-pedagogical role of the library, being centered on the search and retrieval of information, and becoming a core part of the research process. Finally, the study indicates the need to qualify the library so that it becomes a cultural and reflective space, focused on people’s education, where research is the axis that articulates the political-pedagogical processes.
                                            [1] => Analiza el uso de recursos electrónicos y digitales en la formación del profesorado contextualizado en tres bibliotecas universitarias: la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, la Pontificia Universidad Católica del Estado de Rio Grande do Sul y la Universidad de Passo Fundo. Las interrelaciones entre cultura y educación, y la capacidad de los sujetos para comprender y adaptarse a la nueva cultura emergente, se dan a través de plataformas digitales y la virtualización de la información. Buscamos entender si los recursos electrónicos de información son elementos que potencian el rol didáctico-pedagógico de la biblioteca, centrada en la búsqueda y recuperación de información, siendo una parte embrionaria del proceso de investigación. Dichos hallazgos implican redimensionar la instancia de la “biblioteca”, para que se convierta en un núcleo cultural, reflexivo y centrado fundamentalmente en la formación de sujetos, con la investigación como eje articulador de los procesos político-pedagógicos.
                                            [2] => Analisa a utilização de recursos eletrônicos e digitais na formação de professores contextualizada em três bibliotecas universitárias: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Passo Fundo. As interrelações entre cultura e educação, e a capacidade dos sujeitos entenderem e se adequarem à nova cultura emergente, ocorrem por meio de plataformas digitais e da virtualização de informações. Busca-se compreender se os recursos eletrônicos de informação são elementos potencializadores do papel didático-pedagógico da biblioteca, centrados na busca e recuperação de informações, sendo parte embrionária do processo de pesquisa. Tais constatações implicam em redimensionar a instância “biblioteca”, a fim de que possa se transformar em núcleo cultural, reflexivo, e voltado, fundamentalmente, à formação dos sujeitos, tendo a pesquisa como eixo articulador dos processos político-pedagógicos.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2021-09-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/60215
                                            [1] => 10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n2.60215
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 17 n. 2 (2021): Biblionline
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/60215/34131
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Francine  Conde Cabral, Lays Ieggle Ieggle, Jéssica Paola  Macedo Müller, Patricia  Valerim, Patrícia  Saldanha, Luziane  Graciano Martins, Sabrina  Clavé Eufrásio
                                )

                        )

                )

        )

)