Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:44Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/52688
                            [datestamp] => 2020-10-20T16:27:04Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RE
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => HUMANIZATION AND THE RIGHT TO EDUCATION THROUGH BIBLIOTHERAPY
                                            [1] => Humanização e direito à educação através da biblioterapia
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria
                                            [1] => Kano, Ivan Takashi
                                            [2] => Rodrigues de Mello, Jeniffer Cristina
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The lack of access leads us to think about the current ways in which a book can reach a person. The economic factor influences the acquisition of physical and electronic material equally, since there is access to some materials online, however, knowledge and the means to access them are necessary. For years literary studies were focused on the writer and the work, creating the figure of the ideal reader. But the practice of alternative means of reading, such as bibliotherapy, can attract "real readers". The act of reading, when promoted outside the traditional classrooms and libraries, allows the discovery of common characteristics and differences between individuals, encouraging both fantasy and awareness of objective reality, and providing elements for the construction of a critical attitude and alternatives to the dilemmas faced by human beings. Thus, the extension project Bibliotherapy: developing ties with books, developed by the library of the Federal Institute of Parana (IFPR) Campus Jaguariaiva in partnership with the Psychosocial Care Center (CAPS) I Vovó Tonica, had the main objective of providing the sharing of experiences among patients, employees and students through bibliotherapy, encouraging reading as a therapeutic activity and presenting the reality of this portion of the population to the academic community. It was found that, through bibliotherapy, women assisted by CAPS had access to education in an unconventional way in a welcoming environment. In addition to ensuring their right to health, they were able to establish a relationship of empathy and humanization.
                                            [1] => A falta de acesso nos leva a pensar nas atuais formas em que um livro pode chegar a uma pessoa. O fator econômico influencia na obtenção do material físico e eletrônico igualmente, visto que há o acesso a alguns materiais online, porém é necessário o conhecimento e os meios para acessá-los. Durante anos os estudos literários estiveram focados no escritor e na obra, criando a figura do leitor ideal. Mas a prática de meios alternativos de leitura, como a biblioterapia, pode atrair “leitores reais”. O ato de ler, quando promovido fora das tradicionais salas de aula e bibliotecas, permite a descoberta de características comuns e diferenças entre os indivíduos, incentivando tanto a fantasia como a consciência da realidade objetiva, e proporcionando elementos para a construção de uma postura crítica e de alternativas aos dilemas enfrentados pelo ser humano. Sendo assim, o projeto de extensão Biblioterapia: desenvolvendo laços com livros, desenvolvido pela biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jaguariaíva em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Vovó Tonica, teve como objetivo principal proporcionar o compartilhamento de experiências entre pacientes, servidores e discentes através da biblioterapia, incentivando a leitura como atividade terapêutica e apresentando a realidade dessa parcela da população à comunidade acadêmica. Constatou-se que, através da biblioterapia, as mulheres atendidas pelo CAPS tiveram acesso à educação de maneira não convencional em um ambiente de acolhimento. Além de assegurado seu direito à saúde, puderam estabelecer uma relação de empatia e humanização.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2020-10-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/52688
                                            [1] => 10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.52688
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 16 n. 1 (2020): Biblionline; 110-116
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/52688/31762
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, Ivan Takashi Kano, Jeniffer Cristina Rodrigues de Mello
                                )

                        )

                )

        )

)