Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:34Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/49751
                            [datestamp] => 2020-05-01T01:09:09Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A  importância das disciplinas arquivísticas na prática secretarial: : a percepção dos estagiários de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa lotados em instituições públicas
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Mailson Xisto da Silva
                                            [1] => Ribeiro de Moura, Douglas
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => O presente estudo buscou identificar a percepção dos estagiários de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV) lotados em instituições públicas em relação a duas disciplinas presentes na grade curricular do curso, Arquivística e Gestão Documental. Entendendo que estas são fundamentais para a capacitação profissional dos futuros secretários executivos, a pesquisa também se justificou por ser uma oportunidade de verificar eventuais pontos positivos ou de melhora na oferta de conteúdos arquivísticos para os graduandos. Para cumprir com o proposto, realizou-se, a partir do envio de questionários semiestruturados, um levantamento de natureza qualitativa e de cunho descritivo que levou à conclusão de que há uma impressão positiva das disciplinas por parte dos estagiários, que em sua maioria atuam diretamente com a gestão documental no dia a dia. Por outro lado, constatou-se a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática, já que os discentes que cursaram ambas as matérias (uma é obrigatória e outra é optativa) conseguiram realizar análises mais aprofundadas e ações mais efetivas que os demais. Sugere-se, com base nas respostas, o aumento dos conteúdos relacionados à Gestão Eletrônica de Documentos e a realização de visitas técnicas durante o semestre letivo.

                                            [1] => O presente estudo buscou identificar a percepção dos estagiários de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV) lotados em instituições públicas em relação a duas disciplinas presentes na grade curricular do curso Arquivística e Gestão Documental. Entendendo que estas são fundamentais para a capacitação profissional dos futuros secretários executivos, a pesquisa também se justificou por ser uma oportunidade de verificar eventuais pontos positivos ou de melhora na oferta de conteúdos arquivísticos para os graduandos. Para cumprir com o proposto, realizou-se, a partir do envio de questionários semiestruturados, um levantamento de natureza qualitativa e de cunho descritivo que levou à conclusão de que há uma impressão positiva das disciplinas por parte dos estagiários, que em sua maioria atuam diretamente com a gestão documental no dia a dia. Por outro lado, constatou-se a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática, já que os discentes que cursaram ambas as matérias (uma é obrigatória e outra é optativa) conseguiram realizar análises mais aprofundadas e ações mais efetivas que os demais. Sugere-se, com base nas respostas, o aumento dos conteúdos relacionados à Gestão Eletrônica de Documentos e a realização de visitas técnicas durante o semestre letivo.

                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2020-04-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/49751
                                            [1] => 10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.49751
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 15 n. 3 (2019): Biblionline; 44-57
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/49751/30164
                                )

                        )

                )

        )

)